top of page
  • Sônia Apolinário

Do Youtube, 'Harmonizando com Cerveja' chega ao Travel Box Brazil

O Boteco do Raoni, no Grajaú, bairro da zona norte carioca, e as instalações da Nossa Fábrica, no município de Guapimirim são dois dos “cenários” do programa de estreia da série “Harmonizando com Cerveja” . No ar na próxima quinta-feira, dia 4 de fevereiro, às 21h, no canal por assinatura Travel Box Brazil, a atração é apresentada pelo beer sommelier Cesar Moreira. Ao longo de sete episódios, ele apresenta cervejas artesanais com sugestões de harmonização, em quatro Estados. O Rio de Janeiro é o primeiro deles. Os outros são Santa Catarina, Paraná e São Paulo.


“Quis mostrar estilos diferentes com os quais o consumidor não está acostumado e mostrar também que é possível harmonizar cerveja artesanal tanto com comida de boteco quanto com alta gastronomia”, explica Cesar.


Carioca residente há 14 anos em Curitiba, ele abre a série no Yoo2, restaurante de um hotel 5 estrelas com vista deslumbrante da zona sul da Cidade Maravilhosa, onde harmonizou sua refeição sofisticada com uma Berliner Weisse da então 3Cariocas, atual Carioca Brewing Co.



No Boteco do Raoni, ele sacou uma Session IPA para acompanhar um sanduíche de pão com mortadela. Lá, o papo rolou solto entre o apresentador, o dono do bar, Raoni Soares, e Marcos Auferil, da cervejaria Suburbana.


“Apesar de ter um roteiro, eu não mostro o roteiro para os convidados para que a conversa aconteça com espontaneidade. Ainda mais quando um dos convidados é o Raoni, que é uma pessoa tão engraçada”, comenta Cesar que, no Rio de Janeiro, também visitou a cervejaria Zero9, em Ipanema, ainda no seu antigo endereço, no shopping dos containers; e foi ao município de Guapimirim visitar as instalações da Nossa Fábrica, planta que atende apenas marcas ciganas.


Dentista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Cesar fez formação de beer sommelier no Centro Europeu, uma escola de gastronomia de Curitiba. Na cidade, costumava fazer jantares harmonizados e lançamentos de rótulos de cerveja. Ele ampliou sua atuação levando essa experiência para o Youtube onde lançou originalmente o “Harmonizando com Cerveja”. Lá, seis episódios estão disponíveis desde o início do ano passado e quase todos chegam, agora, à TV.


As marcas que aparecem na atração foram as que se interessaram em patrociná-la. Cesar explica que, dentro do portfólio de cada uma delas, escolheu o rótulo que melhor se adequava à harmonização idealizada.


“Fiz contato com cervejarias que eu gosto para propor o patrocínio. Nem todos me conheciam, mas acreditaram na ideia do projeto. Por conta da pandemia, fizemos o mínimo de deslocamentos. Os três últimos episódios do programa para a TV foram feitos com os estabelecimentos fechados para o público por conta de lockdown”, conta o apresentador.


“Harmonizando com cerveja” vai ao ar toda quinta-feira. Os episódios são temperados com pitadas de dicas de turismo, acrescidos de culinária típica de cada região.


Reprises: segundas-feiras, às 11h e às 15h30; quartas-feiras, às 12h; Sextas-feiras, às 12h30; e sábados, às 5h15


Destaques
Últimas
bottom of page