top of page

Cúpula de Mercocidades reúne governos locais latino-americanos em Niterói

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 9 minutos
  • 3 min de leitura

ree


Cerca de 400 autoridades locais de cidades de 12 países da América Latina, além de representantes de instituições internacionais se encontrarão, em Niterói, de 2 a 5 de dezembro, durante a realização da 30ª edição da Cúpula de 30ª edição da Cúpula de Mercocidades.

 

O encontro anual da rede de governos locais latino-americanos será realizado no Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói. Este ano, o evento terá como tema “Caminhos para Cidades Resilientes, Pacíficas e Sustentáveis”.  O objetivo da Cúpula é criar um espaço de diálogo e cooperação multinível para o melhor desenvolvimento de políticas públicas locais. 

 

- Essa cúpula representa o fortalecimento da integração regional e do papel das cidades no enfrentamento dos grandes desafios do século XXI. Receber lideranças da América Latina em Niterói é uma honra e também um reconhecimento ao nosso esforço contínuo por um desenvolvimento urbano sustentável, democrático e inovador - afirmou o prefeito Rodrigo Neves que, durante o encontro, vai assumir a presidência da Rede Mercocidades.


A Cúpula, propriamente dita, começa na quarta-feira (3). Na terça, como parte do evento, será realizado o Fórum de Segurança Pública, no Teatro Popular que faz parte do Caminho Niemeyer.


Com participação aberta ao público e foco em boas práticas e projetos relacionados ao tema da cúpula, o encontro tem como proposta promover conexões de experiências regionais e internacionais sobre segurança urbana e inclusão.


Participarão de todo o evento mais de cem prefeitos e representantes oficiais do Brasil e de países como Argentina, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, México e Honduras estarão no evento.

 

Também estão previstas a presença do presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, do prefeito de Esteban Echeverria (Argentina), Fernando Gray, do economista Aloizio Mercadante, e da secretária-Geral da organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Emilia Saiz.Durante os dias da cúpula, também ocorrerão debates, visitas técnicas, reuniões políticas, intercâmbios culturais e o Festival Mercocidades, com artistas e representantes da diversidade cultural da região.


Cultura e Democracia


Em paralelo à Cúpula, será realizado o 2º Seminário Internacional sobre Cultura e Democracia, entre os dias 2 e 4. O evento reunirá gestores culturais, produtores, artistas, acadêmicos, especialistas e o público em geral para debater o tema "América Latina pelos Direitos Culturais".

 

O seminário busca destacar o papel da cultura como eixo estratégico na construção de cidades mais pacíficas, resilientes e inclusivas, especialmente como um direito universal com impacto na transformação urbana e cívica e na integração regional sem fronteiras.

 

Na quarta-feira (3) no auditório do Caminho Niemeyer, serão compartilhadas experiências relacionadas ao acesso à cultura e à diversidade latino-americanas nas seguintes sessões:

 

14h30 às 17h – Painel 1: Conectando Experiências: Governos Locais e Cultura Comunitária Viva

17h às 19h – Painel 2: Da Gestão à Ação: Democracia, Direitos Culturais e Cidadania em Diálogo


Ao longo do evento, haverá apresentações musicais de artistas locais de destaque, como o cantor e compositor Paulinho Moska e a banda carioca Songoro Cosongo, formada por músicos da Colômbia, Venezuela, Chile, Argentina e Brasil.


Também está previsto o lançamento do projeto cultural "Terra Indígena Niterói" durante o seminário.


Programação do dia 2 de dezembro

 

9h – 9h30:  Abertura do credenciamento

9h30 – 10h40:  Mesa de abertura: Caminhos para cidades resilientes, pacíficas e sustentáveis

11h – 12h10:  Mesa 1: Construindo cidades seguras: cases de sucesso da América Latina

12h20 – 13h50:  Pausa para almoço (Praça de Food Trucks)

14h – 15h10:  Mesa 2: Balanço da COP30: papel das cidades na agenda climática

15h20 – 16h30:  Mesa 3: Construindo cidades cuidadoras por meio de Perspectiva de Gênero

16h40 – 17h:  Coffee break

17h10 – 18h20:  Mesa 4: Cultura e esporte como instrumentos de pacificação

19h – 22h:  Programação cultural e Lançamento de livros (Praça de Food Trucks)

Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page