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  • Sônia Apolinário

Cerveja norte-americana sem álcool é considerada a melhor do mundo pelo International Beer Challenge

Uma cerveja sem álcool foi escolhida a melhor do mundo pelo International Beer Challenge (Londres, UK). A edição 2020 da competição consagrou a Free Wave Double IPA da Athletic Brewing Co, a primeira cervejaria exclusivamente dedicada à produção de cerveja artesanal não alcoólica nos Estados Unidos.

Este ano foi a vigésima quarta edição da premiação. Ao todo, foram distribuídas 397 medalhas, sendo 62 de ouro. Foram degustadas 500 cervejas de 30 países.


A Free Wave Double IPA levou medalha de ouro na categoria não alcoólica e, pela primeira vez, uma cerveja sem álcool ultrapassou os limites da categoria e levou o prêmio máximo de uma competição. O IBC também declarou a Athletic Brewing Co como a melhor cervejaria da América do Norte – a melhor da América do Sul e também considerada a melhor do mundo pelo ICB foi a brasileira Wäls.


De acordo com o site norte-americano Business Wire, o mercado de cerveja não alcoólica nos EUA movimentou US $ 132 milhões em 2019 e, apesar da pandemia, o segmento de cerveja artesanal não alcoólica cresceu 298% , no acumulado do ano.


A Athletic Brewing foi inaugurada há três anos e tem registrado aumento de vendas em cerca de 500% , por ano, segundo o Business Wire. A empresa já superou a capacidade de produção de 12 mil barris, na sua fábrica, em Connecticut. Assim, construiu nova instalação em San Diego, que aumentou em 125 mil barris, seu volume produzido.


A Free Wave Double IPA tem, de acordo com o rótulo, “menos do que 0,5% ABV (limite para que uma cerveja seja considerada sem álcool), 60 IBU e 80 calorias. Na receita, os lúpulos Amarillo, Citra, and Mosaic.


“Não estamos apenas mudando a impressão das pessoas sobre a cerveja sem álcool, mas também abrindo novas ocasiões para a cerveja e, o mais importante, retirando as cervejas sem álcool da 'caixa de penalidades'. Embora a categoria tenha começado a atrair a atenção das grandes marcas e estar se mostrando como o segmento com crescimento mais rápido, na indústria cervejeira, acreditamos firmemente que todas as nossas cervejas são ideais para adultos modernos que exigem alto desempenho em todos os aspectos de sua vida”, declarou ao BW John Walker, fundador e mestre-cervejeiro da Athletic Brewing Co.


A marca doa 2% de todas as vendas para limpeza de trilhas e parques por meio de seu programa “Two for the Trails”. Para este ano, a previsão é contribuir com mais de US $ 500 mil, para ONGs, em todo os EUA.


Na avaliação do Beer Sommelier e Mestre em Estilos Marcio Melo, a conquista da Athletic Brewing Co mostra cervejarias estão levando a sério a tendência do consumo de cervejas sem álcool:


“Investir em cerveja sem álcool é uma tendência mundial. O apelo por melhores hábitos de saúde, menor consumo de bebidas alcoólicas, menor consumo de calorias, tudo isso está fazendo com que o mercado cervejeiro se movimente no sentido de atender o consumidor, nesse sentido. Junto com a cerveja sem álcool, essa tendência abrange também as cervejas low carb e sem glúten. As cervejarias estão se dedicando a fazer cerveja sem álcool que se aproxima, cada vez mais, do sabor de uma cerveja convencional. Tem muita cervejaria apostando nisso, inclusive marcas tradicionais alemãs e belgas como por exemplo Scheneider e Halve Maan, para citar apenas uma de cada país”.


No Brasil, a Dádiva tem uma linha sem álcool com diferentes estilos. A Wäls também lançou um rótulo sem álcool que, segundo a cervejaria, tem 0,0% ABV. Saiba mais em Novas opções de cerveja sem álcool chegam ao mercado




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