Caixa Cultural é oásis no Centro do Rio
- Sônia Apolinário

- há 59 minutos
- 2 min de leitura
Um cinema, três galerias de arte e salas para atividades educativas. No hall de entrada, um piano, disponível para quem quiser tocar. Banheiro limpíssimo, água potável no bebedouro e espaço refrigerado.
Assim é uma das unidades da Caixa Cultural, da Caixa Econômica Federal, no Rio de Janeiro. Um verdadeiro oásis de tranquilidade e conforto, em pleno centro do Rio de Janeiro. Com programação grátis.
O endereço oficial é Rua do Passeio, 38. Exatamente o mesmo do Teatro Riachuelo e isso pode confundir as pessoas. Pois leve fé, entre no hall do teatro e você verá placas indicando como chegar na Caixa Cultural, que se acessa logo após as escadas.
Durante muitos anos, o espaço cultural da Caixa Econômica Federal ficava na Avenida Almirante Barroso, mas fechou em 2018. O "novo", na Rua do Passeio, abriu há quatro anos. Perto dali, a Caixa ainda tem um segundo espaço cultural: o Teatro Nelson Rodrigues, que fica na Av. República do Paraguai.
No Passeio, no momento, três exposições ocupam as galerias de arte:
Toda Árvore Tem Raiz
Primeira mostra individual da artista indígena Yacunã Tuxá. Apresenta 25 obras em diferentes linguagens e suportes, como pintura, fotografia, poesia, muralismo, escultura, lambe-lambe, vídeo mapping e performance.
O projeto contempla a trajetória da artista pertencente ao povo Tuxá de Rodelas, na Bahia, marcada por deslocamentos forçados e resistência. Yacunã Tuxá vem consolidando uma produção que articula ancestralidade, política e imaginação urbana. Em cartaz até 20 de setembro.
Frequências Urbanas – Uma Voz Única No Diálogo Coletivo
Fotos e vídeos: Sônia Apolinário
Trata-se de uma celebração da arte de rua contemporânea. A exposição reúne obras de diversos artistas como o franco-tunisiano eL Seed, o franco-congolês Kouka Ntadi, o francês Rero, e o Inside Out Project, iniciativa global idealizada por JR, que transforma retratos fotográficos em ferramentas de mobilização social em mais de 150 países.
O Brasil está representado pelos artistas Cripta Djan, Beto Gatti, Kássia Borges, Gugie Cavalcanti e Luisa Pimenta. Em cartaz até 20 de setembro
Observe o Espaço-Entre

A mostra exibe trabalhos do artista visual Conativo. Nascido e criado no bairro de Imbariê, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, as 16 obras retratam os trabalhadores informais, a mobilidade urbana e o cotidiano da periferia do Rio.
Graduado em Artes Visuais pela UERJ, Conativo desenvolve uma produção artística que valoriza as histórias das pessoas de sua cidade e seus deslocamentos diários em meio ao caos urbano. Em cartaz até 16 de outubro
Programação de cinema
Até o próximo dia 23, fica em cartaz a mostra de cinema “Um Século de Metrópolis: da Invenção do Futuro às Ruínas do Sonho Moderno”. Tendo como elemento central os 100 anos do lançamento do clássico filme “Metrópolis” (Fritz Lang, 1927).
Os próximos filmes são:
Dia 21 (sexta)
13h30 - A Mulher na Lua (Fritz Lang, 1928, 168 min)
17h - Sessão de Metrópolis (Fritz Lang, 1927, 150min) com acompanhamento musical ao vivo com Negro Leo
Dia 22 (sábado)
13h40 - Ar condicionado (Fradique, 2020, 73min)
15h15 - História de Taipei (Edward Yang, 1985, 110 min)
17h30 - O Auge do Humano 3 (Eduardo Williams, 2023, 121 min)
Dia 23 (domingo)
12h20 - Em Busca da Vida (108 min)
14h40 - Palermo ou Wolfsburg (Werner Schroeter, 1980, 173 min)
































Comentários