Acadêmicos de Niterói estreia no Grupo Especial do Rio com enredo sobre o presidente Lula
- Sônia Apolinário

- 9 de jul.
- 2 min de leitura

A história de luta do primeiro operário a virar presidente da República do país será contada pela Acadêmicos de Niterói no Carnaval 2026, quando a agremiação desfila, pela primeira vez, no Grupo Especial do Rio.
Com o título “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a agremiação atual campeã da Série Ouro anunciou o tema do seu próximo enredo nesta quarta-feira (9). A azul e branca de Niterói abrirá os desfiles no domingo de Carnaval, 15 de fevereiro - a 8 meses das eleições presidenciais a serem realizadas em outubro que pode vir a ter Lula como candidato à reeleição.
Segundo o carnavalesco Tiago Martins, a agremiação pretende mostrar, no Sambódromo, momentos marcantes da vida de Luíz Inácio Lula da Silva. O tema será desenvolvido por ele e o enredista Igor Ricardo.
- O título do nosso enredo traz a referência de uma árvore do agreste pernambucano, que era o ‘brinquedo’ predileto do nosso personagem na infância. A partir disso, vamos contar a história de vida de um garoto que sai do Nordeste, chega na grande metrópole, São Paulo, ganha consciência política, lidera diversas greves e se torna o primeiro presidente da República sem diploma do Brasil. É uma história de vida de um homem vencedor que levaremos para a Avenida – afirmou Tiago.
A sinopse e a logo do enredo serão divulgadas no início de agosto. A Acadêmicos de Niterói vai desfilar no primeiro dos três dias de apresentação do Grupo Especial. Também de Niterói, a Unidos do Viradouro se apresenta no segundo dia.
Sossego
A Acadêmicos de Niterói foi criada em 2018. Em 2022, foi anunciado que a Acadêmicos do Sossego havia cedido o seu direito de desfile para a Acadêmicos de Niterói. Dessa forma, a nova agremiação fez sua estreia no carnaval carioca já na Série Ouro.
O atual presidente da Acadêmicos de Niterói, Wallace Palhares, é ex-presidente da Sossego (2017-2019). Hugo Júnior foi presidente da Acadêmicos de Niterói entre 2022-2024. Ele era o presidente da Sossego quando a escola cedeu seu direito de desfilar no Sambódromo para a nova agremiação. Hugo Júnior deixou a presidência da Acadêmicos de Niterói para assumir a LIGA-RJ, entidade responsável pela Série Ouro do Carnaval do Rio.
Desde 2019, o presidente de honra da Sossego é Anderson Pipico, vereador de Niterói pelo PT. Na época em que abriu mão do desfile no Rio, a agremiação informou que voltaria a se apresentar em Niterói. Porém, a escola não desfilou no Carnaval da cidade de 2023, 2024 e nem de 2025.
































Comentários