top of page
  • Sônia Apolinário

No dia de Saint Patrick, aprenda a fazer o tradicional Irish Bomb Shot

Hoje, dia 17 de março, é comemorado o dia de São Patrício, o padroeiro da Irlanda. A cada ano, a data é mais celebrada no Brasil, não pelo seu caráter religioso, mas etílico. Afinal, ao longo dos anos, a data que celebra a morte de Saint Patrick passou a ser associada a consumo de chope verde. Mas não somente isso.

Bares e restaurantes do país costumam criar uma programação especial voltada para a data, que inclui brincadeiras como caça ao tesouro, jogos cervejeiros e música e dança típicas da Irlanda. Este ano, por conta das medidas de prevenção e combate ao Covid-19, tudo foi cancelado.

Como nem só de chope verde vive um Saint Patrick Day, #Comunic escolheu compartilhar a receita do tradicional drinque irlandês Irish Bomb Shot. Na verdade, o nome mais comum dessa bebida é Irish Car Bomb. Porém, é cada vez menos recomendado pedir o drinque dessa forma.

Isso porque o termo "carro bomba" remete aos atentados que aterrorizaram a Irlanda, atribuídos ao Exército Republicano Irlandês (IRA) ou, mais recentemente, ao Novo IRA. O objetivo do grupo terrorista era separar a Irlanda do Norte do Reino Unido.

Assim, o nome vem se tornando ofensivo para os irlandeses a ponto de barmen se recusarem a servi-lo. A bebida está sendo chamada de "Irish Slammer", "Irish Bomb Shot", "Car Crash" ou, simplesmente, "Irish Bomb".

E o chope verde? Qual a relação entre o santo e a bebida?

Nenhuma, apenas marketing.

Originalmente, os irlandeses comemoravam a data promovendo caminhadas com as pessoas vestidas em trajes verde e branco. Esse movimento deu origem a festivais. E como se trata de Irlanda, a cerveja faz parte da festa. Mais precisamente, a Guinness, criada em 1759, em Dublin, a capital irlandesa. E como se trata de uma Stout, sua cor é escura, jamais verde.

O chope verde entra na história via Estados Unidos, no início do século 20, para reforçar um dos marketings do dia de Saint Patrick, que é o uso da cor verde. Trata-se de um chope comum que fica verde após receber gotas de corante alimentar.

Irish Bomb Shot

Ingredientes:

Uma cerveja do estilo Stout (também pode utilizar Porter ou Munich Dunkel)

Uma dose de Jameson Irish Whiskey

Uma dose de licor Baileys Irish Cream.

Modo de preparo:

Em copo de shot: encher metade com o licor Baileys Irish Cream e completar com Jameson Irish Whiskey.

No Pint: coloque 3/4 de cerveja do estilo Stout; em seguida, jogue o copinho dentro dentro Pint.

Beber de uma única vez

Veja o drinque sendo preparado por Daniel Wolff, criador da marca Mestre Cervejeiro.com

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page