top of page
  • Sônia Apolinário

Consumidor de Black Friday está com fome de conhecimento

Uma plataforma de monitoramento de redes sociais, a Scup, Twitter, Facebook e Instagram, durante cerca de 50 dias, até a última Black Friday, para saber qual o produto teria o maior número de comentários. O que você acha que ficou em primeiro lugar?

Deu livro na cabeça.

A Scup fez o monitoramento entre os dias 15 de outubro e 29 de novembro. No total, foram 143 mil menções à Black Friday, evento que, desde sua primeira realização no Brasil, em 2010, se tornou uma das principais datas para o varejo, do país.

Se os livros na liderança dos comentários pode causar surpresa, o que, de fato, surpreendeu os analistas da plataforma foi a “categoria” que ficou em segundo lugar: comida.

Postagens que indicavam compra de comida apareceram, pela primeira vez, na lista de produtos mais citados durante o evento, desde 2014 – data em que a plataforma, criada em 2009, começou a realizar esse tipo de monitoramento.

“A posição no topo da lista pode ser explicada pelo fato de que redes de fast food estão fazendo promoções específicas para a data, o que está chamando a atenção dos usuários. A novidade mostra que qualquer segmento pode aproveitar a Black Friday, seja para conquistar um público novo ou fidelizar ainda mais a sua comunidade”, afirma Marina dos Anjos, Gerente de Marketing da Scup.

Na sua opinião, “no geral”, poucas marcas se destacaram. Na categoria de Telefonia, o iPhone foi o campeão disparado de menções, com 13,14%, enquanto o segundo colocado, os modelos Galaxy, somaram 3,95%. Chamou a atenção também o fato da empresa Xiaomi, este ano, ter sido mais mencionada que a Motorola.

“Os números mostram que os usuários buscam, na verdade, boas promoções. As grandes marcas até são lembradas, mas prevalece a ideia de que é necessário um grande desconto para fazer valer a compra”, observa Marina.

Confira o TOP 10 dos produtos mencionados pelo público, segundo a Scup:

1º Livros (13,47%)

2º Comida (11,04%)

3º Telefonia (10,25%)

4º Moda (7,18%)

5º Notes e PCs (5,34%)

6º Decoração (4,51%)

7º Viagens (4,36%)

8º Games (3,96%)

9º Esporte (2,96%)

10º Brinquedos (1,94%)

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page