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  • Sônia Apolinário

Novas opções de cerveja sem álcool chegam ao mercado

Duas cervejas sem álcool e uma sem glúten chegaram ao mercado, quase ao mesmo tempo. A mineira Wäls lançou a Session Free, enquanto a Dádiva a Sem Álcool. Há dois meses, a cervejaria paulista desenvolveu a Dádiva IPA Glúten Free.

A Wäls, que faz parte do portfólio da Ambev, usou um dos seus rótulos mais conhecidos, a Session Citra, como base para a sua cerveja com 0,0% de teor alcoólico. A Session IPA convencional da cervejaria mineira tem 3,9% ABV.

“Ao lançar uma cerveja sem álcool, queremos surpreender e mostrar que o aroma e o sabor podem ser os mesmos de uma bebida tradicional, sem diminuir a diversão das pessoas. Não é o teor alcoólico que faz a qualidade da cerveja, mas sim a forma como ela é produzida”, afirmou Arnaldo Garcia, gerente de marketing de Wäls, no material promocional de lançamento do rótulo.

A Dádiva também partiu de um rótulo já lançado, no caso, sua IPA, para criar a versão sem glúten. Já a sem álcool da marca é uma Golden Ale.

De acordo com a cervejaria, o que transformou sua IPA na Glúten Free foi a utilização, na receita, de uma enzima capaz de decompor as proteínas do glúten e tornar o consumo da bebida apropriada para celíacos (pessoas com rejeição ao glúten) ou adeptos de dietas especiais. A Dádiva IPA Glúten Free tem 6 % de teor alcoólico.

A Dádiva informa que a sua Sem Álcool tem 0,05% ABV e 25 IBU.

Tendência

Atualmente o Brasil é o 4º colocado em consumo de alimentos saudáveis no ranking global e movimenta US$ 35 bilhões por ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor. Segundo a agência internacional de pesquisa de mercado, nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi, em média, de 12,3% ao ano e, em 2019, a previsão é que o segmento cresça ainda mais e atinja 50%, movimentando R$ 110 milhões.

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