top of page
  • Sônia Apolinário

Talk Chopp com a Lupulinário recebe Botto Bier


O último Talk Chopp com a Lupulinário do ano vai ser um pouco diferente dos demais. Dessa vez, ao invés de um, dois rótulos estarão em destaque: Bottobier Trappist Single e Delação Premiada. Porém, o destaque maior será a participação de Leonardo Botto, que este mês comemora os 13 anos da sua cervejaria, a Botto Bier. O bate-papo cervejeiro será amanhã (quarta-feira, 12), a partir da 18h, no Il Piccolo Biergarten, na Lapa (RJ). A entrada é franca.

A Bottobier Trappist Single é um lançamento, comemorativo do aniversário da marca. A cerveja foi produzida, mês passado, em uma brassagem aberta que contou com a participação de vários ex-alunos de Botto.

Trappist Single é um estilo de cerveja também conhecido por Monk’s Beer ou Brother’s Beer, pouco explorado no Brasil, apesar de bastante popular na Bélgica, seu berço cervejeiro.

Resulta em uma bebida leve, menos alcoólica do que a maioria das cervejas da Escola Belga e também mais lupulada. A Bottobier Trappist Single tem 4,7% de teor alcoólico e 26 de IBU (amargor).

“Já fiz o estilo em vários cursos meus e tinha o desejo antigo de produzi-lo comercialmente, na incredulidade de como um estilo com tanta complexidade e drinkability não ser difundido por aqui”, comenta Botto. “Acho que não poderia ser um estilo melhor para simbolizar a ocasião e propósito, juntar alunos para produzir uma cerveja comemorativa, difundindo conhecimento, brindando entre irmãos, fazendo uma Brother's Beer”.

A Delação Premiada é uma India Pale Lager. Foi uma das primeiras do estilo produzida no

Brasil, em 2015, pela Beertoon, cervejaria da qual Botto foi sócio. Com o término da marca, a receita passou a se chamar Elixir, produzida pela The Craft, tendo em 2016 ganho Bronze na South Beer Cup – não houve medalha de Prata nem de Ouro na categoria dela, na competição. Com 5,2% de teor alcoólico, tem 39 de IBU e dry hopping com o lúpulo norte-americano Amarillo, que confere à cerveja notas ao mesmo tempo florais, herbais e frutadas (cítricas).

O Talk Chopp com a Lupulinário é uma série de conversas com cervejeiros, comandada pela jornalista Sônia Apolinário, titular da coluna cervejeira Lupulinário.

Sobre o Il Piccolo Biergarten, o bar se instalou na Lapa em 2014 e, desde então, é uma referência quando se fala de cerveja artesanal - e comida alemã também! Lá, não chegam perto das panelas e muito menos dos pratos, corantes, conservantes ou estabilizantes. Todo o cardápio harmoniza muito bem com o clima descontraído típico dos biergartens. Saúde!

Talk Chopp com a Lupulinário

Convidado: Botto Bier

Data: 12.12

Horário: 18h

Local: Il Piccolo Biergarten – Rua dos Inválidos, 135, Lapa (RJ)

Telefone: 21.25090682

Grátis

Degustações opcionais

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page