top of page
  • Sônia Apolinário

Rótulo Batom Vermelho é primeiro passo para a criação da União das Confrarias Cervejeiras Femininas

Para chamar a atenção para o Outubro Rosa – campanha de alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama - integrantes de confrarias cervejeiras femininas de diversos estados do país resolveram ir para a cozinha. Das panelas, surgiu a cerveja Batom Vermelho. Trata-se de uma refrescante Catharina Sour com maracujá e hibisco, com 4,6% de teor alcoólico e baixo amargor. O lançamento dessa colaborativa, no Rio de Janeiro, será hoje, (domingo, dia 21), a partir das 17h, no Boteco do Raoni, no Grajau.

Faz parte do evento a realização de um bate papo sobre câncer de mama. Na programação, ainda, um mini curso de automaquiagem e show de blues com a cantora Perlla Cortazzo. As quatro mulheres que comandam a cervejaria Angels & Davils, de Friburgo, cidade serrana do Rio de Janeiro, também estarão presentes para falar sobre suas atividades e apresentar o rótulo Fumaceira.

Integrante da carioca Confraria Mulheres do Malte, Sabrina Fernandes participou da brassagem da Batom Vermelho, na cervejaria Dádiva (SP) junto com a colega de confraria Fernanda Lacerda. Ela explica que o nome da cerveja foi escolhido por ser um objeto ícone da beleza feminina.

“Com a venda da cerveja esperamos compartilhar informações básicas sobre a prevenção

desse câncer e valorizar a autoestima das mulheres que passaram por processo de mastectomia e quimioterapia. Também serão feitas doações para instituições que trabalhem com a prevenção da doença”, afirma ela que é uma das organizadoras do evento ao lado de Simone Soares, integrante da confraria feminina Mulheres Cervejeiras e da mista Confraria Grajau.

As duas estarão juntas também na próxima quinta-feira, dia 25, no Talk Chopp com a Lupulinário, bate-papo cervejeiro que acontece a partir das 18h, no bar Il Piccolo Biergarten, na Lapa. Lá, a Batom Vermelho estará presente tanto plugada nas torneiras quanto no centro da conversa, que, desta vez, será conduzida por Simone Soares.

Assunto não vai faltar porque, além de ser uma ação do Outubro Rosa, essa colaborativa é o primeiro passo para a criação da União das Confrarias e Coletivos Cervejeiros Femininos, uma ideia que vem sendo maturada, há pelo menos três anos, pela Confraria Maria Bonita, de Recife (PE).

Partiu de lá a iniciativa de criação da Batom Vermelho e quem coordenou o processo foi Nadhine França, responsável pela elaboração da receita.

“Participando de eventos cervejeiros, escutamos sempre que há um grande desejo de unir as mulheres envolvidas com esse segmento de mercado. A inspiração veio da Pink Boots Society, ONG norte-americana que encoraja mulheres profissionais do ramo da cerveja a se aprimorarem a partir de ações de educação e estímulo ao empreendedorismo”, explica Nadhine. “Sabemos que o Brasil é muito grande e juntar mulheres de realidades diferentes é complicado, mas resolvemos arregaçar as mangas e começar”.

Até o momento, ela listou a existência, no país de, pelo menos, 22 confrarias femininas, atuantes em 17 estados, que reúnem 470 pessoas. Trinta delas se juntaram em um grupo de Whatsapp onde foram definidos os conceitos sensoriais da cerveja que resultaram na Batom Vermelho.

O estilo, Catharina Sour, foi escolhido por votação. A cerveja foi brassada Dádiva por ser uma cervejaria onde 20 mulheres trabalham nas mais diversas funções e representam praticamente o quadro total de funcionários da empresa. Foram produzidos 2 mil litros de Batom Vermelho, que encheram 30 barris que estão sendo distribuídos “a dedo” pelos estados.

Serviço

Outubro Rosa - Lançamento da cerveja Batom Vermelho

Dia: 21 /10

Horário: 17h

Local: Boteco do Raoni – Rua Barão de Mesquita 965, Grajau (RJ)

Entrada franca

Talk Chopp com a Lupulinário – Especial Batom Vermelho

Dia: 25 /10

Horário: 18h

Local: Il Piccolo Biergarten – Rua dos Inválidos 135, Lapa (RJ)

Entrada franca

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page