top of page
  • Sônia Apolinário

Na rota da folia da cerveja artesanal

Quem pretende se divertir no carnaval sem abrir mão de cerveja artesanal vai poder se esbaldar. Algumas cervejarias estão criando eventos próprios e caprichando na produção. Já a turma que prefere bloco de rua também terá vez. Na agenda da folia da cerveja artesanal, tem um pouco de tudo. Até festival cervejeiro.

A programação já começa hoje, terça-feira, dia 6, no Rio de Janeiro com o bloco “Mash in Mim que Mosto a Levedura”. Trata-se de um encontro da AcervA Rio, dessa vez, com seus associados empunhando instrumentos, além das suas cervejas. A concentração, às 19h, é no bar A Melhor Costelinha do Mundo, na Rua Lélio Gama S/N que fica próximo à rua da Carioca, no Centro.

Em Brasília, no sábado (10), a AcervA Candanga coloca na rua o “Arrota, mas Não Golfa”, seu

festival de cerveja artesanal. A animação vai ficar por conta dos blocos carnavalescos Vilões da Vila e Kalungada que desfilarão pelas ruas da Vila Planalto. Para beber, dois mil litros de várias cervejas artesanais. O evento acontece das 13h às 19h, na Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, em Brasília (DF). Com cobrança de ingresso.

Da próxima sexta-feira, dia 9, até terça-feira (13), em Belo Horizonte (MG), vai ter CarnaWäls. No Ateliê Wäls, cada dia terá uma programação musical diferente. O sábado promete ser o mais animado com a Banda Soul 3 que vai tocar um pouco de tudo, principalmente, as tradicionais marchinhas carnavalescas.

O Ateliê Wäls é apresentado pela cervejaria como sendo o maior barrel room da América Latina. O local também reúne restaurante e uma fábrica de cerveja. O bar é abastecido com 21 torneiras. A partir das 12h. Rua Gabriela de Melo, 566 – Olhos D’água. Entrada gratuita.

Ainda em Minas Gerais, a Cervejaria Escola Mirante, em Juiz de Fora, também terá programação carnavalesca de sexta a terça. No sábado, o destaque é o baile comandado por Mestre Nem com a bateria da escola de samba Unidos do Ladeira, tradicional da região. No domingo, as crianças ganham matinê, a partir das 13h. Entrada franca. BR040 KM796

Rumo ao nordeste do país, em Olinda (PE), a DeBron Bier ocupa a Casa de Nassau, de sábado a terça-feira. Pioneira na produção de cervejas artesanais em Pernambuco, a Debron abrirá as portas do seu QG carnavalesco em esquema de Day Use. Ou seja, vai ser possível ficar no meio da agitação de Olinda, mas com total mordomia, que inclui lounges e até espaço de beleza. Uma orquestra anima os foliões dentro da casa e, para beber, Debron Bier, é claro.

Sobre a Casa de Nassau, uma curiosidade. Apesar de constar em todos os guias turísticos da cidade, não há evidências de que Maurício de Nassau tenha residido ali. Nem mesmo passado algumas horas em algum momento de sua vida.

Governador da colônia holandesa no nordeste do Brasil, de 1637 a 1644, Nassau é apontado como sendo o responsável por instalar, em Recife, a primeira cervejaria do Brasil e a produzir a primeira cerveja das Américas. Das 10h às 17h. Rua Sete de Setembro , N°46, Carmo, Olinda (PE). Entrada: R$ 40,00.

De voltal ao Rio de Janeiro, na cidade serrana de Petrópolis, a cervejaria Bohemia vai promover no seu bar, de sexta a terça, verdadeiros bailes de carnaval. A cada dia, uma atração diferente vai garantir a animação. A estreia será com o grupo Falando de Samba.

No domingo, dia 11, a cervejaria também será o ponto de partida do Circuito Cervejeiro de Corrida - Edição de Carnaval. O participante tem que encarar uma corrida de 4 km com 4 pontos de hidratação com... cerveja. O evento não tem caráter competitivo. O objetivo é diversão. Rua Alfredo Pachá, 166. Entrada franca no bar; Circuito Cervejeiro de Corrida com taxa de inscrição.

Na vizinha cidade serrana de Teresópolis, de sábado a quarta-feira, acontece o Festival Cerveja nas Alturas – edição Carnaval. Dez cervejarias garantem a bebida e bandas diferentes garantem a animação de cada dia. No sábado, o grupo Quintal do Céu comanda uma roda de samba. Rua José Telles Teixeira Neves, 514 – Granja Guarani. Com cobrança de ingresso.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page