top of page
  • Sônia Apolinário

Na praia com Isaac do Vine

Na beira do mar, na praia de Copacabana, um menino magrinho, cabelos cacheados cobrindo os olhos, brinca fugindo da onda que estoura forte na areia, sob os olhares atentos da mãe e da avó. Cena mais do que corriqueira não fosse o menino Isaac do Vine, o youtuber mirim mais famoso da América Latina, que soma sete milhões de seguidores, em todas as suas redes sociais.

Uma fã de 9 anos o reconhece e se aproxima para checar se ele era ele. Segundos depois dessa abordagem, os dois já são “amigos de infância” e brincam juntos na beira do mar.

Há dois anos, Isaac Guedes Moura viu o tio Ícaro fazer um vídeo para postar no Vine, um aplicativo de vídeos de no máximo seis segundos que já não existe mais. Pediu para fazer um vídeo também. O tio deixou e postou a “graça” feita pelo sobrinho. O vídeo viralizou (ver imagens acima) e o tio criou uma conta para o sobrinho.

“Começamos a postar vídeos para a família que morava fora poder acompanhar o crescimento do Isaac. E vimos que todo mundo gostava. Do Vine, migramos para o Facebook e Instagran. Ano passado, um vídeo dele alcançou 40 milhões de visualizações no Facebook”, conta Iasmim, de 22 anos, mãe de Isaac.

Depois disso, ele participou do quadro “Fenômenos da Internet” no programa de TV da apresentadora Eliana e foi o vencedor da temporada. A próxima providência tomada pela família foi criar o canal de Isaac no Youtube. No ar há um ano e dois meses, já tem mais de três milhões de inscritos.

“Não tem roteiro. Isaac é de improvisar. Ele fala sobre coisas do cotidiano de forma cômica”, explica a mãe.

Isaac mora com ela, a avó e o tio. Todos se mudaram há cinco meses de Salvador (BA) para o Rio de Janeiro. O menino acabou de passar no teste para fazer parte do elenco do seriado de TV “Vai que cola!”, do canal Multishow, cuja quinta temporada, com a participação dele, vai ao ar a partir de julho.

Antes, em maio, Isaac deve estrear um stand up comedy. Ele já está acostumado a uma rotina de viagens. No meio de 2016, lançaram o “Livro do Isaac” e ele tem cumprido agenda de lançamentos, além de fazer presença vips em festas de aniversários e eventos de youtubers.

Para o seu canal, ele grava uma vez por semana, durante no máximo meia hora. O tio edita o material e coloca no ar.

“A gente deixa as coisas acontecerem naturalmente. Sabemos que tudo na internet é imprevisível. Já que ele está curtindo o momento, que ele gosta disso e consegue ser criança, a gente fica tranquilo. Enquanto não parecer que é trabalho, mas diversão para ele, está ótimo”, afirma Iasmim.

A mãe conversa, a avó observa o neto. Dona Valdêmia explica que fica aflita de vê-lo muito perto do mar porque Isaac não sabe nadar. Para dar um “gás” na brincadeira, elas compram uma pequena piscina de plástico por R$ 20,00 de um ambulante. Isaac se diverte pulando na piscininha que termina a tarde de praia furada.

Isaac não para um minuto, mas obedece e segue às orientações dadas pela mãe e avó. Dar uma entrevista? Bem, ele prefere, mesmo, é brincar, mas foi profissional:

SA:O que acha de ser famoso aos 7 anos?

IV: Legal porque fica fácil fazer amigos

SA: O que pensa em fazer quando crescer?

IV: Ficar mais famoso.

SA: Por que quer ficar mais famoso?

IV: Porque é legal

SA: Que dica você pode dar para alguém que pensa em se tornar youtuber?

IV: Se quer ter um canal, tenha. Não desista do seu canal porque, quem sabe, pode ser visto por um empresário.

SA: Quem são seus youtbers preferidos?

IV: Rezende Evil e Whindersson Nunes

Hora de ir embora se preparar para o Réveillon que será celebrado na Barra da Tijuca, onde estão morando. Isaac despede-se de todos com simpatia e pergunta se será possível rever e brincar com a nova amiga. Ele acha que seria legal se ela pudesse conhecer seu novo colégio. Ficaram de se falar em 2017.

Destaques
Últimas
bottom of page