top of page
  • Sônia Apolinário

Põe na Quentinha? Se muda para Copacabana e lança bloco infantil

No ano em que completa cinco anos, o Põe na Quentinha? coloca o bloco na rua, literalmente, em novo local. Ao invés do Centro do Rio de Janeiro, o “glorioso desfile parado” será realizado na Praça do Lido, em Copacabana. Além disso, o grupo lança, neste carnaval, o bloco infantil Melzinho na Chupeta. Serão três apresentações. A primeira será no sábado (1 de fevereiro), a partir das 10h.

O local mudou, mas o “esquema” é o mesmo dos outros anos: música e muita animação rodeada por barracas de comida e bebida comandadas por conhecidos chefs cariocas. Este ano, o Põe na Quentinha? tem como enredo “Alfredinho e Tia Vavá não deixam o boteco fechar”, em memória a dois ícones da gastronomia de boteco do Rio.

Alfredo Jacinto Melo, o Alfredinho, era o dono do Bip Bip, em Copacabana, tradicional reduto do samba carioca. Ele morreu no início do ano passado, aos 75 anos. Valéria Rezende, a Tia Vavá, comandava a cozinha do Bar da Frente, na Praça da Bandeira. Criou iguarias como o fondue de coxinha e o croquete de mortadela. Ela morreu em 2018. Sua filha Mariana segue o trabalho no Bar da Frente, várias vezes eleito o melhor da cidade. Ela estará à frente da barraca do bar, durante o evento, e receberá a homenagem prestada à mãe pelo bloco.

Também vão “desfilar” os chefs Frederic Monnier (que estará no comando de uma barraca de espumantes), João Diamante (Na Minha Casa) e Marcelo Barcellos (Barsa). Estreiam no carnaval do bloco o Wursteria (boteco de comida alemã, na Tijuca) e a delicatessen O Sabor do Queijo. Também estarão presentes na feira gastronômica Academia da Cachaça, Confraria do Copo Furado e Biss Burger, entre outros.

Um dos criadores do bloco, o fotógrafo Berg Silva conta que a mudança de local foi fruto de um convite que partiu do Polo Copacabana, interessado na revitalização da Praça do Lido.

No dia 1 de fevereiro rola uma espécie de esquenta para o carnaval, com o lançamento da camiseta do bloco. O “glorioso desfile parado” será no próximo dia 15, também às 10h. Nesses dois eventos, a animação ficará por conta da Banda da Cozinha, comandada pelo músico Alexandre Marmita, do Samba do Trabalhador, com as participações das cantoras Dorina e Andrea Caffe.

No domingo, dia 16 de fevereiro, será lançado o Melzinho na Chupeta, a partir das 10h. O bloco para a criançada será embalado pela banda do músico Luciano Macedo e contará com animação infantil do grupo Os Fabulosos.

“A praça tem parquinho para as crianças, academia da terceira idade e muito espaço para a nossa feira gastronômica. O parquinho nos inspirou a criar o projeto infantil. A praça ajuda a manter o perfil do bloco que é voltado para um público mais maduro e familiar. Resolvemos aceitar o convite e experimentar a novidade. Se der certo, vamos ficando. Quem sabe, até fazemos uma festa junina, no meio do ano”, comenta Berg.

Programação:

10h - início 12h - abertura da Feira Gastronômica 13h - Grupo Resenhô faz a Roda de Samba de abertura 16h - homenagem à Tia Vavá e Alfredinho, seguida da apresentação da Banda da Cozinha

20h - encerramento

Contribua com a Vaquinha do Põe na Quentinha? 2020

Confira a agenda carnavalesca do final de semana, no Rio de Janeiro

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page