top of page
  • Sônia Apolinário

Chocolate é estrela de festival em São Paulo

Considerado o maior evento de chocolate do Brasil, o Chocolat Festival acontece pela primeira vez em São Paulo. De sexta-feira (dia 12) a domingo (14), chefs chocolatiers brasileiros e internacionais, marcas e produtores de diferentes regiões do Brasil e do exterior estarão reunidos no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Nem só de barrinhas e bombons vive o evento. Palestras, cursos e workshops fazem parte da programação, bem como experiências sensoriais. Graças à realidade virtual, será possível, por exemplo, visitar uma fazenda de cacau do Sul da Bahia.

A primeira edição do Chocolat Festival aconteceu em 2009, em Ilhéus (BA), tida como a cidade do cacau, eternizada pelas obras de Jorge Amado (1912-2001). Em 2013, o evento foi para Belém - Pará é o maior estado produtor de cacau do país, atualmente. As 15 edições já realizadas reuniram um público de 420 mil pessoas.

Dentre os chocolatiers que participarão do evento estão a francesa Chloé Doutre Roussel, a “Madame Chocolat”; a Embaixadora do Cacau da Venezuela, Maria Fernanda di Giacobbe; e o brasileiro Francisco Sant’Ana, chef glacier com especialização em sorvetes, vice-campeão latino americano 2012 de confeitaria.

Um dos destaques da programação é o "Cozinha Show" onde o público poderá acompanhar, ao vivo, o preparo de receitas. A aula de abertura ficará por conta do francês Bertrand Busquet. Formado pela École Hotêlière de Toulouse, há 25 anos trabalha com chocolate. Atualmente, é chef do grupo Barry Callebaut e Head da Chocolate Academy, de São Paulo.

Ao todo, serão ministradas 13 aulas-shows. Uma delas será com Carole Crema, jurada no programa “Que Seja Doce” do canal GNT. A versão Kids dessa atração ficará por conta da publicitária e jornalista Karla Leal. Poderão participar crianças de 5 a 10 anos.

No espaço "Ateliê do Chocolate", chocolatiers de todo o país farão esculturas de chocolate,

durante o evento.

Quem se render à realidade virtual, vai experimentar a sensação de estar em uma plantação de cacau, dentro da mata. Poderá também vivenciar todas as etapas do cacau no seu caminho para ser transformado em chocolate – do cultivo do fruto, à colheita, passando pela quebra e a retirada das amêndoas, até o inicio do processo de fermentação e secagem.

Já no Túnel Cabruca, o público terá uma experiência sensorial de áreas de cultivo de cacau sombreadas pela floresta preservada.

No Chocolat Festival, a parte mais amarga fica por conta dos ingressos. Toda a programação é paga.

Confira a programação

Compra de ingressos

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page