top of page
  • Sônia Apolinário

Militantes do MST produzem cerveja Subversiva

Nem só de feijão e arroz vive a produção dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Graças a um coletivo formado por seis mulheres, a cerveja artesanal também está presente nos assentamentos, principalmente, no Rio de Janeiro. Quem quiser experimentar a Subversiva, é só chegar na Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes. A 10ª edição do evento será realizada de amanhã (segunda-feira, 10) a quarta-feira, no Largo da Carioca, no Centro do Rio, das 7h às 19h. Os três estilos produzidos estarão lá: Red IPA, APA e Amber Ale.

A história da Subversiva começa a partir do contato das futuras integrantes do coletivo com o educador popular Felipe Jiló que também “milita” pela popularização da produção de cerveja caseira, nos assentamentos.

O assunto despertou o interesse de algumas bebedoras de cerveja, que começaram a cogitar da ideia de produzir para consumo próprio, nos assentamentos.

“Vimos que era possível pensar a cerveja como algo mais do que comercial e encará-la como alimento. No nosso movimento, a produção do alimento é um ato político e essa discussão poderia ser levada para a cerveja”, conta Luana Carvalho, uma das “subversivas”, também integrante da direção do MST.

O coletivo começou a se aproximar das panelas cervejeiras há um ano e meio. Para comprar os equipamentos, recorreram a uma vaquinha virtual. Arrecadaram cerca de R$ 2 mil – 41,2% do que precisavam. Aos poucos, conseguiram juntar o valor total até que instalaram a “fábrica” na casa de uma das “subversivas”, no Centro do Rio.

Semanalmente, elas produzem 60 litros de cerveja, com insumos comprados em lojas

convencionais "na capital", como diz Luana. A Amber Ale foi a primeira receita que aprenderam. Como elas gostam de cervejas “mais fortes” – leia-se, mais amargas, foram experimentando receitas até chegarem na Red IPA, a preferida delas. Recentemente, a APA entrou para o “cardápio” para agradar quem não gosta de cerveja, assim, tão forte.

“Consumir cerveja artesanal exige mudança de hábitos. Por ser mais cara, é mais difícil para o trabalhador consumir. Nosso povo está se adaptando aos poucos a esse novo paladar. No início, achavam forte demais. Agora, já percebem os sabores porque a comercial é uma água suja, não tem gosto de nada”, compara Luana.

O próximo desafio do coletivo, segundo a “subversiva” Stefane Oliveira é criar receitas que tenham como ingredientes produtos dos assentamentos. Ela conta que já tentaram fazer uma cerveja com abóbora, mas não deu certo. Agora, capim limão, hortelã e gengibre estão na mira do coletivo para a criação de uma “cerveja mais leve”.

Além disso, elas começaram o plantio de mudas de lúpulo Cascade, em um assentamento em Piraí, no sul fluminense. Faz parte dos planos usar na Subversiva lúpulo fresco de produção própria.

“Queremos popularizar a cerveja artesanal. Estimular a formação de outros coletivos e a avançar nas receitas para que tenham produtos da reforma agrária. Queremos trazer a discussão da cerveja como um alimento que também pode ser saudável, com uma forma tanto de produção como de consumo muito mais consciente”, afirma Luana.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page