top of page
  • Sônia Apolinário

Corra para ganhar cerveja

O que você acha da ideia de correr na praia e isso gerar milhas, que poderão ser trocadas por cerveja? E não é qualquer cerveja, mas alguma do portfólio da 3Cariocas. Pois você pode fazer isso, agora que a cervejaria lançou o seu Clube de Corrida. Se você se animou, prepare-se para encarar a Bianca, a mais nova “carioca” do pedaço e preparadora física do projeto.

No próximo dia 21, já acontece a 1ª Corrida Mensal do Time 3Cariocas. Qualquer pessoa pode participar, mas quem faz parte do clube tem algumas vantagens.

Diretor de Comunicação da cervejaria, Eduardo Diehl explica que a ideia foi inspirada no

clube de corrida da cervejaria dinamarquesa Mikkeller, o Mikkeller Running Club. Os primeiros passos foram dados ano passado, quando os cariocas criaram camisas dry fit para a cervejaria, para comercializar durante o Mondial de La Bière.

“A camisa fez sucesso. Despertou interesse e muitas pessoas usaram nas suas corridas e até postaram fotos. Resolvemos, então, tocar projeto”, explica Eduardo.

Uma das primeiras providências foi “importar”, de Curitiba (PR), Bianca Petroni, que há sete anos trabalha como preparadora física. Ela é também esposa de Victor Petroni, um dos Cariocas e responsável pela parte de vendas.

Aqui, vale um parênteses. Os três cariocas, na verdade, são nove. O nono e, até o momento, último integrante do time cervejeiro, acabou de chegar: o beer sommelier Gabriel Rocha terá como função principal colaborar com o mestre cervejeiro João Gabriel, além de dar uma força nas vendas.

Dos nove, até agora, somente quatro entraram para o Tima 3Cariocas de Corrida.

“Eu fiz um pouquinho. O Victor vai sempre. Sabe como é, final de ano, né?”, justifica-se Eduardo, entre risos, sob o olhar de reprovação de Bianca.

O clube foi lançado no apagar das luzes de 2017, depois que o time quebrou a cabeça para definir sua dinâmica. Tudo se passa em três níveis: iniciante, intermediário e avançado.

Para fazer parte é necessário, primeiro, se inscrever (timedecorrida@3cariocas.rio) e pagar uma taxa de R$ 50,00. Nesse momento, o candidato ganha duas camisas e recebe, de volta, um e-mail solicitando o preenchimento de um formulário.

“Faço uma pré-avaliação, para conhecer a condição física do interessado. Depois, com essas informações, preparo o programa de treinamento, com metas, para cada integrante do clube”, explica Bianca.

Para se manter como sócio, é preciso pagar uma mensalidade de R$ 150,00. As atividades do clube acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 18h às 21h, na Praia do Leblon. Ali, sob orientação de Bianca, os “atletas” fazem exercícios de alongamento e fortalecimento. Depois, seguem para a sua cota de corrida do dia. A quilometragem percorrida é marcada em um aplicativo específico. Só conta para efeitos de milhagem cervejeira corridas praticadas nos dias e horários do treino do clube.

O menor prêmio, na categoria iniciante, é obtido ao atingir 25 Km corridos em um mês, que poderão ser “trocados” por 1 Cariocaholic ou 1 Sournilla. O maior prêmio, na categoria avançada, exige correr 105 km ou mais no mês, para ganhar 3 Quebra-Cabeça ou 3 Caça-Palavra.

Nas corridas mensais, quem completa o percurso de 5 Km ou 10 Km, correndo ou

caminhando, ganha uma camisa e dois chopes. Sócios do clube ganham uma camisa e quatro chopes. Para beber a cerveja da vitória, é preciso ir à feira da Junta Local, na Gávea. Essa primeira corrida mensal terá largada às 9h, na Praça José Mariano Filho, na ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao Túnel Rebouças. A chegada será na tenda do Time 3Cariocas de Corrida, na Praça próxima ao Parque dos Patins.

“As taxas que cobramos é para pagar custos. Beber a cerveja na Junta Local é uma forma de confraternização e de agregar mais pessoas ao projeto. Estamos negociando descontos, junto aos produtores, para os participantes da corrida que queiram consumir na feira. Em termos de marca, sabemos que experiência é tudo. Vamos sempre buscar experiências novas para os consumidores ficarem juntos da nossa”, afirma Eduardo.

Além da criação do clube de corrida, o final de 2017 marcou também a mudança do QG da cervejaria da Gávea para um casarão em Botafogo. Os dois endereços são co-woorkings, sendo o novo bem maior, onde funcionam oito empresas, com direito a uma bela área externa.

O novo endereço chegou quase que como presente de aniversário pelos três anos de criação da cervejaria, comemorados na mesma época.

“A nova sala é mais espaçosa. Renovar os ares depois de três anos e marcar a etapa com uma mudança é bom. Quando começamos, no final de 2014, éramos a quarta cervejaria do Rio. Fizemos parte da construção de um mercado. É legal ver a nossa evolução e a do próprio mercado, que cresceu mesmo com a crise econômica”, comenta Eduardo.

Na sua opinião, o mercado cervejeiro carioca “ainda tem muito espaço para crescer”. Porém, ele acredita que tem “muita gente se aventurando, sem saber o que está fazendo”. E, não por acaso, muitos fecham as portas antes mesmo de completar seu primeiro ano de produção.

“Tem que ter muita dedicação. Não é um hobby. Tem que batalhar, não é simples”, afirma ele, por mais que sua roupa de trabalho (camiseta, bermuda e chinelos) indique uma grande descontração, em comparação a uma “roupa de trabalho convencional”.

Atualmente, a 3Cariocas tem sete rótulos na sua linha fixa de cervejas. Sim, em 2017 eles experimentaram bastante e vão seguir o mesmo caminho em 2018. Ainda para brindar o verão, chega ao mercado mais uma sour. Até o final de janeiro, será relançada, em lata, a Space Cake (NE IPA com nibs de cacau, baunilha e lactose) que chega junto com um lançamento que também virá enlatado.

2018 é o ano do brewpub para a 3Cariocas também?

“É um sonho nosso. Estamos batalhando para tornar realidade. Com a nova legislação, esse sonho está ficando mais viável, cada vez mais próximo. Estamos estudando bastante essa possibilidade, bem como a possibilidade de abrirmos nosso bar”, afirma Eduardo.

Afinal, cerveja engorda?

“Não! O que engorda são os petiscos”, afirma Eduardo, entre risos.

Da direita para a esquerda: Eduardo, João Filipe, João Gabriel e Bianca

1ª Corrida Mensal do Time 3Cariocas, inscrição

Mikkeller Running Club, conheça

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page