top of page
  • Sônia Apolinário

Concurso nacional e festival de cerveja artesanal agitam a cidade mineira de Macacos

Atenção cervejeiro caseiro. Até o próximo dia 24, é possível se inscrever para participar do I Concurso de Cervejas de Panela JungleBier. O estilo é livre e é possível enviar a cerveja já pronta, se atender aos seguintes quesitos: ser frutada, refrescante e com até 5% de ABV. De caráter nacional, o concurso divulgará o vencedor no dia 2 de setembro, durante o Festival JungleBier, a ser realizado na cidade mineira de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecida como Macacos.

O local, na verdade, é um charmoso arraial cercado de Mata Atlântica por todos os lados, distante 15 minutos de carro de Belo Horizonte. O evento do dia 2 de setembro inaugura o projeto JungleBier que repetirá o festival todo primeiro sábado de cada mês e contará com oito cervejarias, sempre diferentes, a cada edição.

“Nos preocupamos em criar um festival sustentável, ecológico, que desse não apenas visibilidade para as cervejarias, mas também lucro”, comenta o produtor do evento e cervejeiro caseiro Bruno Orsini.

O principal prêmio para o vencedor do concurso será a produção de 500 litros da sua bebida na Cervejaria Loba, com insumos pagos. A data da brassagem já está definida: 8 de setembro.

A sede do festival de cervejas artesanais JungleBier será o bar do Marcinho. Na edição de

inauguração do evento, estarão presentes as cervejarias mineiras Loba, Bachker, Falke, Gangster, Velho Brasa, Reines, Füzessy, Verace e Koala. Segundo Orsini, as próximas edições contarão também com a participação de cervejarias de outros estados.

Ao longo do evento, será realizada uma brassagem aberta, conduzida pela Casa Olec. Vai rolar das 12h às 18h.

“Quem tiver paciência vai poder acompanhar a produção de uma cerveja e entender as várias etapas do processo. O estilo que será feito no dia do festival ainda está sendo definido, mas será algo mais leve, uma vez que a cerveja será bebida na primavera”, explica Orsini ex-representante da cervejaria Reines e cervejeiro caseiro há cinco anos.

Segundo ele, por conta do próprio local onde acontece o festival, a questão ecológica e sustentável não poderia ficar fora do evento. Assim, o público será convidado a fazer uma caminhada de dois quilômetros, no meio da Mata Atlântica, para promover uma limpeza da trilha. Lixeiras ecológicas serão espalhadas pelo local para descarte dos copos e ajudar na coleta de lixo reciclável.

A gastronomia mineira ficará responsável por matar a fome do público. Já a sede de diversão será suprida pelas várias atrações musicais com bandas mineiras consagradas como Seu Madruga (cover do AC/DC ) e atrações locais.

“Macacos é a Búzios de Belo Horizonte. É um local charmoso e muito boêmio com uma grande quantidade de músicos”, afirma Orsini.

Veja o regulamento do I Concurso de Cerveja de Panela JungleBier aqui

Detalhes do Festival de Cervejas Artesanais JungleBier e compra de ingressos aqui

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page