• Sônia Apolinário

Niterói prorroga medidas de isolamento social até o final de abril

Niterói (RJ) prorrogou as medidas restritivas de isolamento social até o dia 30 de abril. A prefeitura também retomou os trabalhos do Comitê Técnico-Científico Consultivo para Enfrentamento da COVID-19, com validade até 31 de dezembro.

As novas decisões constam do Decreto 13.931/2021 e foram publicadas no Diário Oficial deste sábado, dia 27 de fevereiro.


O Comitê Técnico-Científico é composto pelo professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF); professor Aluísio Gomes da Silva Junior, também da UFF; Roberto Medronho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor Rômulo Paes de Sousa, da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais.


O objetivo do grupo é prestar apoio às atividades da prefeitura para prevenção e mitigação dos impactos da pandemia do novo coronavírus, dando suporte à tomada de decisões do Gabinete de Crise. A publicação no Diário Oficial reforça a necessidade do distanciamento social e do uso de máscaras como equipamento de proteção obrigatório em áreas públicas ou particulares em que haja atendimento ao público. A prefeitura também recomenda que a população em geral, especialmente os idosos e pessoas que se encontrem no grupo de risco, evite locais onde haja aglomeração de pessoas tais como praias, parques e eventos.


O decreto formalizou as regras que já estão em funcionamento na cidade, desde 27 de janeiro, quando Niterói entrou em estágio de Alerta Máximo (amarelo nível 2) e a prefeitura atualizou normas de funcionamento e protocolos para o setor de serviços no Plano Gradual para o Novo Normal.

Boletim Coronavírus


Até o dia 26 de fevereiro, Niterói registrou 824 óbitos. A cidade está com 29.226 casos confirmados. Desse total, 125 pessoas estão em isolamento; 225 hospitalizadas e 28.052 foram curadas.


Para denúncia de estabelecimentos comerciais abertos irregularmente, ligue 153 (CISP).


Testes


O drive-thru de teste rápido para Covid-19, no Cafubá, na Região Oceânica, funcionará até o dia 28 de fevereiro. A partir da próxima terça-feira, 2 de março, os niteroienses poderão realizar o exame, sem sair do carro, em um novo local. O drive será transferido para o campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Rua Alexandre Moura, 8, Bloco F, em São Domingos.

No novo endereço, o drive-thru continuará realizando exames do tipo sorológico e RT-PCR. Para realizar a testagem é necessário ser morador de Niterói, acessar o aplicativo “Dados do Bem” e fazer o autoatendimento.


O aplicativo é uma parceria da prefeitura com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, sem custo para o Município. O local do teste só poderá ser acessado por meio de carro ou moto. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) gerado pelo aplicativo Dados do Bem e a carteira de identidade. Não haverá atendimento médico no local, nem realização do teste por demanda espontânea. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo. O drive-thru vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 17h, com agendamento no período das 10h às 16h. E aos sábados, das 8h às 14h, com agendamentos entre 9h e 13h. No domingo o drive não abre. Confira também as informações sobre datas, horários e locais de vacinação contra Covid-19, em Niterói, a partir de 1 de março, para idosos entre 85 e 80 anos, que receberão a primeira dose do imunizante.


Destaques
Últimas