Lançamento em Niterói: livro vai da história do vinho a dicas de segurança alimentar
- Sônia Apolinário
- há 11 horas
- 2 min de leitura
Atualizado: há 3 horas

História do vinho, identidade das principais cepas de uvas, degustação, segurança alimentar. Esses são os temas que aborda o livro "O vinho na história humana: um caminho de descobertas" (editora Autografia). Escrito pelo sommelier Marcelo Andrade em parceria com o chef Bruno Plastina, a obra será lançada na próxima segunda-feira (9), em Niterói.
Andrade, historiador por formação, informou que o livro é voltado para o público em geral, mas com enfoque para a área gastronômica. Já Plastina é engenheiro de pesca e coube a ele dar dicas relacionadas com segurança alimentar, além de receitas.
- Como técnico e professor, o que me motivou a escrever esse livro foi a oportunidade de passar conhecimentos tanto para o público em geral quanto para profissionais da área de gastronomia - afirmou Andrade, responsável pela série de eventos de vinho Grand Tasting, que acontece ao longo do ano em diferentes cidades do país.
O livro começa com a história do vinho, sua relação com festas religiosas e a evolução de hábitos ligados à bebida até os dias de hoje. Ao destacar algumas cepas (são mais de cinco mil, em todo o mundo), ele deu preferência para as menos conhecidas de países como Grécia ou Romênia.
Depois de dar dicas de como conduzir degustações e harmonizações, o livro entra na parte gastronômica propriamente dita. Nesse momento, as dicas são voltadas para como proceder na compra e conservação de alimentos, principalmente, pescados, a especialidade de Plastina.
- Às vezes a pessoa acha que tem alergia a camarão, mas, na verdade, tem alergia é ao conservante que colocam no camarão para parecer fresco - afirmou Andrade, que já iniciou os trabalhos para seu segundo livro.
Dessa vez, ele pretende escrever sobre a ascenção do vinho brasileiro.
Serviço
Lançamento "O vinho na história humana: um caminho de descobertas" (180 páginas, R$ 60,00)
Data: 9 de fevereiro, 18h
Local: restaurante Ativa - rua Herotides de Oliveira, 119, Jardim Icaraí

























