• Sônia Apolinário

Globo antecipada saída de Fausto Silva e 'Superdança dos Famosos' ocupa o horário do 'Domingão'

A partir deste domingo, dia 20 de junho, o apresentador Fausto Silva está oficialmente fora da Rede Globo. O tradicional "Domingão do Faustão" passa a se chamar "Super Dança dos Famosos", a ser comando por Tiago Leifert.



Em comunicado divulgado à imprensa, a emissora informou ter antecipado a saída de Fausto Silva da Rede Globo "por razões estratégicas e internas". Após acertar sua transferência para a Band, Faustão permaneceria na emissora até o final do ano.


Em 2022, Faustão retorna para a emissora de onde a Globo o tirou há 32 anos. Oriundo do jornalismo esportivo, o apresentador começou sua carreira solo na televisão com o anárquico "Perdidos na Noite", na TV Record. Feito de forma precária, em termos de produção, a atração, "progrediu" ao se transferir para a Band.


Muitos duvidavam que Faustão se adaptaria à Globo, por conta da sua irreverência - nada que um salário milionário não resolvesse. Especula-se que ele deixa a emissora com um rendimento mensal de cerca de R$ 5 milhões. Não se trata de salário, mas do montante que junta salário com participações publicitárias.


O programa foi criado para brigar com o Programa Silvio Santos (SBT) pela liderança de audiência dos domingos. Conseguiu a proeza durante um tempo, mas passou sufoco quando Gugu Liberato assumiu o "Domingo Legal". Transferir as gravações do programa de auditório do Rio para São Paulo foi uma medida tomada pela Globo para cativar a audiência, principalmente, na maior praça comercial do país. Até porque, a produção encontrava cada vez mais dificuldades para arrumar, no Rio, quem se interessasse a participar das longas horas de gravações.


O sobe e desce da liderança de audiência dos domingos entre Globo e SBT foi um calo de Fausto Silva durante todos esses anos. Mas ele teve mais períodos de êxito do que de derrota. Muito contribuiu para esse êxito quadros como o "Dança dos Famosos".


A estreia do "Super Dança dos Famosos", em maio, alavancou a audiência do "Domingão do Faustão". Garantiu 31,3% de participação no número de televisores ligados (share), na Grande São Paulo, enquanto a Record obteve 7,8%; Record, 6,9% e 3,3% para a Band.



Agora, o quadro ganha status de programa enquanto a emissora prepara a atração que, de fato, vai substituir o "Domingão do Faustão". Quem assumirá o horário será Luciano Huck. Inicialmente, estava previsto para isso acontecer no início de 2022. Com a antecipação pela Globo da saída de Fausto Silva da emissora, essa data pode vir a ser antecipada também.


Na semana passada, Faustão já não esteve à frente do seu programa por problemas de saúde e foi substituído por Tiago Leifert. A Globo aproveitou a "deixa" para afastar logo o tradicional apresentador. Com a medida, evita uma ruptura "trágica" para o público e impõe uma quarentena maior para Faustão, apostando que a Band não terá fôlego para antecipar a estreia do apresentador.


Vida televisiva que segue, neste domingo, vai ao ar a última rodada do mata-mata do ‘Super Dança dos Famosos’. O quadro revelará quem se juntará ao grupo de semifinalistas, que já conta com Maria Joana, Marcello Melo Jr, Paolla Oliveira, Lucy Ramos e Dandara Mariana.


Dançando os ritmos forró e rock, três casais se apresentam para garantir vaga na semifinal: a atriz Christiane Torloni, vencedora da edição de 2008 do quadro, com o professor Álvaro Reys; o ator Odilon Wagner, que ficou em terceiro lugar em 2011, com a bailarina Yasmin Marinho; e o ator Tiago Abravanel, terceiro colocado de 2013. Devido a uma lesão de Nathalia Zannin, Tiago dança com Brennda Martins, que já esteve como professora no ‘Dança dos famosos’ em 2018 e 2020.


Já na próxima semana começa a fase de repescagem, em que os outros nomes da competição ainda não classificados para a semifinal tentam voltar ao jogo. São eles: Mariana Santos, Claudia Ohana, Rodrigo Simas, Juliana Didone, Arthur Aguiar, Viviane Araújo, Carmo Dalla Vecchia, Nelson Freitas, Sophia Abrahão e Robson Caetano.



Destaques
Últimas