Exposição imersiva leva o público para o universo de Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica
- Redação
- há 6 horas
- 2 min de leitura

Uma exposição imersiva vai permitir que o público “entre na mente” de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica que, este ano, completou 90 anos. "Viva Mauricio” será aberta ao público nesta quarta-feira (17), no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, no Centro da cidade. A entrada é franca.
O próprio desenhista, ou melhor, sua voz, vai conduzir o visitante pelos 25 ambientes que ocupam uma área de 780m². A experiência revela suas inspirações e sua jornada, da infância em Santa Isabel (SP) à consagração de sua obra como patrimônio cultural brasileiro.
O público entrará nos cenários dos personagens e diversas instalações, além de conhecer materiais raros de acervo pessoal, como os primeiros trabalhos do artista.
Cerca de 210 itens exclusivos estão espalhados por todos os ambientes, além de mais de 200 cópias de desenhos, fotos e vídeos.
- A ideia é que o público viva essa experiência como quem atravessa a obra do Mauricio por dentro. Cada luz, cada som e até mesmo cada cheiro desperta algo que moldou o universo mauriciano. É como enxergar tudo pelo olhar dele. Queremos que as pessoas entrem nessas camadas e sintam de perto a força criativa que deu origem à Turma da Mônica, ao Chico Bento, ao Horácio, ao Penadinho e a tantos outros personagens. É uma experiência que envolve, surpreende e faz a gente entender por que essas histórias continuam tão presentes no imaginário popular do país - afirmou Mauro Sousa, um dos nove filhos do desenhista e diretor executivo da MSP Estúdios, empresa realizadora da exposição.

Serviço
Exposição “Viva Mauricio – Mauricio de Sousa, a experiência imersiva”
De 17 de dezembro de 2025 a 13 de abril de 2026
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rotunda e 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro
Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras. Nos sábados de fevereiro e no dia 1º de março, aberto das 8h às 20h. Excepcionalmente no dia 17 de dezembro, exposição aberta a partir das 14h.
Ingressos disponíveis na bilheteria física e no site do CCBB
































Comentários