• Sônia Apolinário

A Garota de Ipanema chega para saudar o Dia da Bossa Nova

Hoje, 25 de janeiro é o “Dia da Bossa Nova”. A data marca o aniversário de nascimento de Tom Jobim, um dos compositores responsáveis pela criação desse movimento musical que destacou o Brasil no cenário cultural em todo o mundo. Dentre todas as suas canções, a mais tocada e também mais gravada por outros intérpretes é “Garota de Ipanema”, de acordo com levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), feito nos últimos cinco anos.

Antônio Carlos Jobim nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1927 e completaria 94 anos hoje. Ele morreu em 1994, aos 67 anos, em Nova York (EUA).


No banco de dados do Ecad, o artista tem 458 músicas e 1017 gravações cadastradas e seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas.


Garota de Ipanema” foi composta em 1962 e recebeu letra de Vinícius de Moraes. Pery Ribeiro foi o primeiro cantor a gravar a canção, inspirada em Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mais conhecida como Helô Pinheiro, atualmente com 75 anos.


De acordo com o Ecad, as cinco músicas de Tom Jobim mais tocadas são:

1. Garota de Ipanema

2. Wave

3. Chega de saudade

4. Eu sei que vou te amar

5. Águas de março


Confira Tom Jobim e Vinícius de Moraes em uma interpretação de "Garota de Ipanema"



Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário