top of page
  • Sônia Apolinário

Flip terá edição 2020 em formato virtual

Os organizadores da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty anunciaram a realização de sua 18ª edição, de 3 a 6 de dezembro de 2020, em formato virtual. A programação será composta por mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais do evento. Também serão exibidos vídeos gravados e programações de parceiros.

Para as mesas ao vivo, já estão confirmadas as presenças de autores internacionais como a britânica Bernardine Evaristo (Londres, 1959 – vencedora do Booker Prize 2019), a colombiana Pilar Quintana (Cali – Colômbia 1972) e o brasileiro Itamar Vieira Junior (Salvador-BA, 1979).

Nesta edição, pela primeira vez, não haverá autor homenageado. Os organizadores justificaram a decisão sob a alegação de que a pandemia do coronavírus causou a morte de “artistas imprescindíveis” à cultura brasileira, como o escritor Sergio Sant’Anna, o compositor e letrista Aldir Blanc, o artista plástico Abraham Palatnik e a regente japonesa naturalizada brasileira Naomi Munakata.

Antes do mundo se deparar com uma pandemia, porém, a Flip anunciou que a edição 2020 iria homenagear a escritora norte-americana Elizabeth Bishop. A escolha foi criticada no meio literário nacional, principalmente pela escritora estrangeira ter sido uma simpatizante do Golpe de 64, que definiu como uma "revolução rápida e bonita". A então curadora da Festa, Fernanda Diamant, não faz mais parte da equipe da Flip.

De acordo com Mauro Munhoz, diretor artístico da Festa, as mesas serão transmitidas em plataforma própria e em todos os canais e redes sociais ligados à Flip. Segundo ele, estão sendo preparados “encontros que qualificam a linguagem virtual em seu potencial artístico e poético”.

“Da mesma forma que incorporamos à cidade estruturas mutáveis de diferentes temporalidades e impactos, todos os anos no mês de julho, sempre de maneira respeitosa com o contexto urbano, nossas ações no meio online trarão essa permeabilidade e esse abraço ao espírito da festa, de forma orgânica, proporcionando ao público novas experiências de uso dos espaços virtuais”, afirma Munhoz.

Para comentar, aqui

Tags:

Destaques
Últimas
bottom of page