Flip terá edição 2020 em formato virtual

Os organizadores da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty anunciaram a realização de sua 18ª edição, de 3 a 6 de dezembro de 2020, em formato virtual.  A programação será composta por mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais do evento. Também serão exibidos vídeos gravados e programações de parceiros. 

 

Para as mesas ao vivo, já estão confirmadas as presenças de autores internacionais como a britânica Bernardine Evaristo (Londres, 1959 – vencedora do Booker Prize 2019), a colombiana Pilar Quintana (Cali – Colômbia 1972) e o brasileiro Itamar Vieira Junior (Salvador-BA, 1979).

 

Nesta edição, pela primeira vez, não haverá autor homenageado. Os organizadores justificaram a decisão sob a alegação de que a pandemia do coronavírus causou a morte de “artistas imprescindíveis” à cultura brasileira, como o escritor Sergio Sant’Anna, o compositor e letrista Aldir Blanc, o artista plástico Abraham Palatnik e a regente japonesa naturalizada brasileira Naomi Munakata.  

 

Antes do mundo se deparar com uma pandemia, porém, a Flip anunciou que a edição 2020 iria homenagear a escritora norte-americana Elizabeth Bishop. A escolha foi criticada no meio literário nacional, principalmente pela escritora estrangeira ter sido uma simpatizante do Golpe de 64, que definiu como uma  "revolução rápida e bonita". A então curadora da Festa, Fernanda Diamant, não faz mais parte da equipe da Flip.

 

De acordo com Mauro Munhoz, diretor artístico da Festa, as mesas serão transmitidas em plataforma própria e em todos os canais e redes sociais ligados à Flip. Segundo ele, estão sendo preparados “encontros que qualificam a linguagem virtual em seu potencial artístico e poético”.

 

“Da mesma forma que incorporamos à cidade estruturas mutáveis de diferentes temporalidades e impactos, todos os anos no mês de julho, sempre de maneira respeitosa com o contexto urbano, nossas ações no meio online trarão essa permeabilidade e esse abraço ao espírito da festa, de forma orgânica, proporcionando ao público novas experiências de uso dos espaços virtuais”, afirma Munhoz.


Para comentar, aqui

 

Compartilhe no Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google +
Please reload

Destaques

As tentativas de Munique para ter uma Oktoberfest em 2020

14/10/2020

1/5
Please reload

Últimas
Please reload

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolináriosoniapolinario@yahoo.com.br