- Sônia Apolinário
Protagonizado por Marco Nanini, o longa 'Greta' estreia no Canal Brasil
Lançado ano passado, o premiado “Greta” estreia no Canal Brasil sábado, dia 22, às 23h10. O filme é protagonizado por Marco Nanini, que dá vida a um personagem desafiador e diferente de tudo o que ele já interpretou em sua carreira.
Na história, ele é o enfermeiro Pedro, de 70 anos, homossexual, solitário, solteiro e aficionado por Greta Garbo, estrela hollywoodiana da Era de Ouro do cinema norte americano. Sua única amiga é Daniela (Denise Weinberg), uma artista transexual cuja morte é iminente devido a uma complicada doença nos rins em fase terminal.
Para ajudar a única companheira de vida a conseguir uma vaga na unidade em que trabalha, Pedro sequestra Jean (Démick Lopes), um doente recém-chegado ao local, com o objetivo de disponibilizar o leito da lotada clínica à colega. O rapaz, no entanto, é um homem violento, acusado de um brutal assassinato e apresenta um estado vital preocupante, com feridas graves oriundas do homicídio que ele mesmo cometeu. O convívio entre ambos é de inicial estranheza, mas em pouco tempo a relação ganha contornos amorosos de cumplicidade e afeto de forma pouco convencional.
Dirigido por Armando Praça, o filme tem roteiro livremente inspirado na peça “Greta Garbo, Quem Diria, Acabou no Irajá” (1970), do dramaturgo Fernando Melo. O longa foi indicado a duas categorias no Festival de Berlim – melhor filme de estreia e o prêmio Teddy, voltado para obras com temática LGBTQ+ – e levou três troféus Mucuripe no Cine Ceará em 2019.
Reapresentações: quarta, 26/02, às 4h; quinta, 27/02, às 2h20; e sexta, 28/02, à 0h55
Veja o trailer
Para comentar, aqui