top of page
  • Sônia Apolinário

Musical infantil inspirado em Raul Seixas discute hiperatividade e déficit de atenção

O musical infantil “Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças” estreia no próximo sábado (11), no Teatro Clara Nunes, na Gávea (RJ). Inspirada na infância e em grandes sucessos da carreira do cantor e compositor baiano Raul Seixas (1945-1989), a história gira em torno de um menino que era criativo demais.

O “Maluco Beleza” é o mais recente expoente da música brasileira a fazer parte do projeto “Grandes Músicos para Pequenos” que já retratou Luiz Gonzaga, Braguinha, Milton Nascimento e o movimento da Tropicália com foco nas obras de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Em cena, grandes sucessos de Raul Seixas como “Gita”, “Mosca na Sopa”, “Como Vovó Já Dizia (Óculos Escuros)”, “O Carimbador Maluco (Plunct Plact Zuuum)” e “Maluco Beleza” são interpretados pelo elenco, encabeçado por Rodrigo Salvadoretti (esquerda na foto, com Pedro Henrique Lopes).

A história mostra que a criatividade do menino desviava sua atenção do chamado “mundo real”, a ponto de atrapalhá-lo na escola. A falta de foco e o excesso de energia de Raulzito trazem à cena questionamentos sobre a rotina e o tratamento de crianças que apresentam traços de hiperatividade e déficit de atenção (TDAH).

Preocupados e sem entender a genialidade do filho, os pais de Raul (Elisa Pinheiro e Pablo Áscoli) tentam de tudo para que o menino se adeque aos moldes padrões da sociedade. Para desespero deles, Mêlo (Pedro Henrique Lopes), amigo imaginário de Raul, se materializa para guiá-lo em uma viagem de descobertas e auto aceitação.

“Acredito que o ‘Raulzito Beleza’ vai emocionar e divertir adultos e crianças. A mente extremamente criativa e o espírito livre de Raul Seixas fizeram com que ele se tornasse o gênio da música que nós conhecemos. Se ele tivesse se fechado e tentado ser só mais um, nós não teríamos as grandes músicas que ele nos deixou. A trama mostra o valor da família e das relações humanas, estimula o debate sobre individualidades, celebra a importância do respeito às diferentes formas de aprendizagem do ser humano e valoriza os diferentes tipos de inteligência. Porém, o principal é que o espetáculo é uma ode à imaginação e à criatividade. É sobre se encontrar em você e em todos os universos que sua mente pode criar”, avalia Pedro Henrique Lopes, também autor da peça, que conta com direção geral de Diego Morais e direção musical de Cláudia Elizeu.

O projeto “Grandes Músicos para Pequenos” estreou em 2013 com “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças”. Ao todo, as peças já foram vistas por 200 mil pessoas e receberam 12 prêmios de teatro infantil.

Serviço

Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças

De 11 de janeiro a 16 de fevereiro de 2020

Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea) – Rua Marques de São Vicente, 52 – 3º andar, Gávea, RJ.

Dias e horários: Sábados e domingos, às 16h

Ingressos: R$ 70 e R$ 35 (meia-entrada)

Classificação: Livre

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page