top of page
  • Sônia Apolinário

Candidato ao Oscar, o filme 'Adoráveis Mulheres' abre a 21ª edição do Festival do Rio

Um dos candidatos mais fortes ao Oscar 2020, o filme Adoráveis Mulheres, com Emma Watson (Harry Potter), abre hoje (segunda-feira, 9) a 21ª edição do Festival do Rio. A exibição será no Cine Odeon, na Cinelândia, após a solenidade de abertura do evento, prevista para começar às 20h.

Até o próximo dia 19, uma maratona de cerca de 200 títulos entre longas, curtas e documentários ocuparão vários cinemas da cidade, além de Niterói. Em paralelo ao evento, acontece o RioMarket, considerado o maior encontro de mercado de cinema e entretenimento da América Latina.

A programação é formada por cerca de 150 palestras. Algumas são grátis, mas exigem inscrição prévia. O RioMarket será realizado na sede do Festival do Rio, no Rio Othon Palace, em Copacabana.

Além dos principais filmes estrangeiros a serem exibidos na próxima temporada, o festival apresenta na mostra Première Brasil o que há de mais recente na produção nacional.

Amanhã (terça-feira, 10), por exemplo, será exibido o documentário "Gilberto Gil Antologia Vol. 1", que foca nas obras comportas pelo músico baiano entre 1968 e 1987 - período turbulento da história brasileira. Em conversas com o diretor Lula Buarque de Hollanda, Gil revela sua visão de mundo e sua potência criativa, no início de sua carreira. O documentário será exibido em vários dias e horários. No dia 23 de dezembro, estreia na TV no canal Curta!, às 22h40.

Para os fãs de Star Wars, o festival terá alguns “presentes”. Serão exibidos os dois últimos episódios da saga espacial: “O despertar da força” e “Star Wars: Os últimos Jedi”, além da estreia de “Star Wars: A ascensão Skywalker”.

Alguns destaques da programação

O Escândalo” (Bombshell) de Jay Roach, com Charlize Theron e Nicole Kidman, sobre as

acusações de abuso sexual movidas contra Roger Ailes, da Fox News.

“Jojo Rabbit”, comédia vencedora do Festival de Toronto. De Taika Waititi, tem Scarlett Johansson no elenco. Conta a história de um garoto que tem Hitler como amigo imaginário.

“Você não estava aqui” (Sorry We Missed You), de Ken Loach, drama sobre trabalho informal.

“Os miseráveis” (Les misérables), de Ladj Ly, sobre violência policial.

“Os mortos não morrem” (The Dead Don’t Die), comédia de terror de Jim Jarmusch.

Adoráveis Mulheres

É a adaptação de Greta Gerwing para o livro homônimo de Louisa May Alcott. A história gira em torno das irmãs March. Donas de diferentes personalidades, mas unidas por um forte laço familiar, caminham para a vida adulta, sem a presença do pai, que luta na Guerra Civil.

Saoirse Ronan é a protagonista Jo. Emma Watson é Meg, a mais velha do grupo. As caçulas Amy e Beth são interpretadas por Florence Pugh e Eliza Scanlen. O melhor amigo das moças, Laurie (Timothée Chalamet), está sempre por perto. Meryl Streep é a excêntrica tia Josephine e Laura Dern a matriarca Marmee.

Veja o trailer

Toda a programação do Festival do Rio

Toda a programação do RioMarket

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page