top of page
  • Sônia Apolinário

Science of Beer começa novo curso de Sommelier de Cerveja, neste final de semana, no Rio

História da cerveja, seus insumos, além de análise e gestão sensorial e off-flavors. Estes serão os temas das primeiras aulas do curso de Sommelier de Cerveja a ser oferecido pelo Science of Beer Institute, no Rio de Janeiro, a partir do próximo final de semana (dias 9 e 10).

O curso, que já se tornou tradicional, é realizado em várias cidades do país. No Rio, serão dois encontros mensais, sempre aos finais de semana, até fevereiro de 2020. As aulas serão realizadas no restaurante Il Piccolo Biergarten, na Lapa, das 9h às 18h30.

Gabriel di Martino estará à frente desse primeiro módulo. Homebrewer desde 2009, atualmente é o cervejeiro da Nova Brazil, na Califórnia (EUA), marca criada pelos ex-donos da Wäls. Elle é membro fundador da Acerva Teresópolis, regional da Acerva Carioca. Técnico cervejeiro formado pelo Senai de Vassouras (RJ), é Sommelier de Cervejas pela SENAC/ Doemens Academy e Mestre Cervejeiro pela University of California - Davis (UC Davis).

Na sequência, o curso abordará temas como o ‘Craft Beer Renaissance’ e ‘Beautiful Beer’; processos cervejeiros e tipos de fermentação. Quando o assunto for técnicas de degustação, além da cerveja serão estudadas outras bebidas como café, vinho e destilados.

“Nosso conteúdo busca trazer novas experiências sensoriais ao aluno, através do contato com outras bebidas e também da gastronomia. Esse contato é fundamental para qualquer pessoa que esteja buscando desenvolver sua capacidade sensorial”, comenta a Sommelière de Cerveja Amanda Reitenbach que, em 2010, fundou o Science of Beer Institute.

A gastronomia a que ela se refere gira, principalmente, em torno da aula de

harmonização, feita a partir de uma refeição preparada na hora, por um chef. São degustados cinco pratos com diferentes testes de cervejas para que o próprio aluno perceba a melhor combinação de sabores.

Ainda em termos de degustação, produtos artesanais como queijos e chocolates brasileiros também são estudados.

"Acho bacana ter essa parte sensorial dos alimentos e com as outras bebidas. Isso só reforça a percepção do sensorial das cervejas. A forma como conduzimos as harmonizações tem como objetivo, também, mostrar para os alunos como se produz um evento desse tipo. Há vários aspectos que envolvem a sommelieria e não ficamos somente na teoria, mas colocamos a mão na massa”, observa o Sommelier de Cerveja Ivan Ramalho, coordenador do curso carioca.

Até o final das aulas serão degustados, aproximadamente, 80 rótulos de 70 estilos diferentes de cerveja. O curso de Sommelier de Cerveja do Science of Beer Institute tem a chancela do World Beer Academy (WBA), do Berlin Beer Academy e Bier Akedemie (Alemanha), do Beer Matters (Bélgica) e do Instituto de Cervezas de America (Chile).

Para se inscrever, aqui

O Il Piccolo Biergarten fica na Rua dos Inválidos, 135, na Lapa.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page