top of page
  • Sônia Apolinário

Revista 'Plurale' comemora 12 anos com seminário no Rio de Janeiro

Com foco em meio ambiente e sustentabilidade, a revista “Plurale”, com sede no Rio de Janeiro, completa 12 anos. Para comemorar a data, promove um seminário, na próxima quarta-feira (6), às 9h, no Ibef-Rio, no Centro. Abre a programação a palestra “Ambientalismo em tempos de crise”, que será feita pelo jornalista André Trigueiro editor do Programa “Cidades e Soluções”, da GloboNews. Ele também autografará o seu mais novo livro, “A força do um”.

O “Seminário 12 anos de Plurale: compartilhando cases sustentáveis e dialogando com jovens protagonistas” vai abordar também iniciativas como a Gastromotiva, do Rio, que promove inclusão pela gastronomia e combate o desperdício de alimentos, e o OásisLab, um laboratório de inovação com foco em segurança hídrica, na Baía de Guanabara.

“Nestes doze anos, contamos muitas histórias de transformação protagonizadas por empresas, governos, ONGs e pessoas físicas. Queremos compartilhar alguns destes cases", comenta a jornalista Sônia Araripe, editora da “Plurale” que, no evento, lançará uma nova seção na Revista e no site: “Estudo de Casos”.

Programação

Serão apresentados resultados dos seguintes cases sustentáveis:

Gastromotiva, do Rio, patrocinada por várias empresas, dentre as quais Accor. Promove a inclusão através da gastronomia social, profissionaliza e cria oportunidades para jovens em gastronomia. É co-criadora de uma iniciativa global que combate a fome, o desperdício e a má nutrição.

OásisLab, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. É um laboratório de inovação com o objetivo de integrar atores de diferentes áreas para desenvolver projetos que fortaleçam a segurança hídrica e a resiliência marítimo costeira na Baía de Guanabara, a partir de soluções baseadas na natureza. O programa tem parceria com a Firjan e o Inea e visa formar alianças estratégicas para destravar soluções e projetos existentes, bem como desenhar projetos colaborativos, integrando agendas para a geração de impactos positivos na região hidrográfica e nos seus ecossistemas costeiros associados.

Diálogos Gigantes, iniciativa do Instituto Claro de empoderamento e capacitação de jovens no Rio de Janeiro.

A Ball Corporation, maior fabricante de latas do mundo, abordará os desafios e oportunidades da reciclagem da lata de alumínio, que completa 30 anos desde o seu lançamento no Brasil.

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald's no mundo, trará a experiência global – aplicada também ao Brasil – de como usa sua escala para gerar impactos positivos e influenciar o setor e a sociedade, por meio de iniciativas como: não oferecer mais canudos, só usar ovos de galinhas livres de gaiolas e desenvolver programas para funcionários com foco em ações sustentáveis.

Histórias inspiradoras serão contadas por jovens como Maria Vitória de Santana Pessoa, de 18 anos, estudante do 1º ano do Ensio Médio. Ela auxilia na coordenação da Biblioteca Comunitária na Pro-Recife, cooperativa de catadores de recicláveis, em Imbiribeira, Recife. A Biblioteca faz parte do projeto incentivado “Cantos de Leitura”, que tem vários patrocinadores, dentre os quais, a Ball.

Do Rio, também participará da roda de diálogo, o jovem Karim Elwasiaa, de 18 anos. Estudante da Faculdade de Moda, da Zona Oeste, participou do Programa Dupla Escola, apoiado pelo Instituto Claro, que oferece formação técnica profissionalizante em Telecomunicações com modelo integrado ao Ensino Médio.

Outro destaque será Cláudio Vinícius Costa, de 23 anos, funcionário do McDonald`s. Ele fez parte de um dos grupos vencedores do ComMc Mudamos o Mundo, - programa da rede, em parceria com a Enactus, com foco em ações sustentáveis - que implantou o telhado verde na Casa Ronald do Rio de Janeiro.

Plurale

Plurale” em revista e em site, há 12 anos aborda temas relacionados ao meio ambiente e iniciativas de cidadania, ação e cultura. Conquistou vários prêmios ao longo da trajetória, destacando-se os mais relevantes o Prêmio de Mídia Segmentada da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), em 2017, e o Primeiro lugar da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores e Bicicletas), em 2008.

Serviço

Seminário 12 anos de Plurale – Compartilhando Cases sustentáveis e Dialogando com jovens protagonistas

Dia: 06 de novembro de 2019

Horário: 9h às 13h

Local: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-Rio), Avenida Rio Branco, 156- 4º Andar – Edifício Avenida Central, Centro, ao lado do Metrô Largo da Carioca e do VLT.

Inscrições: Vagas gratuitas, mas limitadas. É necessário inscrição pelo

e-mail: eventos@plurale.com.br

Plurale é integrante do #SitesEmRede que agrupa mídias independentes

O evento tem o patrocínio de: Accor, Ball, Bradesco, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Instituto Claro e McDonald`s/ Arcos Dorados.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page