top of page
  • Sônia Apolinário

Uma receita de milk-shake de cerveja para comemorar o Dia do Sorvete

No Brasil, 23 de setembro é o Dia do Sorvete. A data comemorativa foi criada em 2002, quando da fundação da Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete. Também é o dia que marca o início da primavera, que o segmento considera o “começo da temporada”, uma vez que os brasileiros não têm o hábito de consumir sorvete em períodos de baixa temperatura.

Para celebrar a data, Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da Ashby, criou uma receita de milk-shake de cerveja, tendo como base uma Coffee Porter.

Porter é um tradicional estilo da escola britânica. As primeiras menções históricas à essa cerveja remontam ao início do século XVIII, na Inglaterra. É uma bebida mais escura e de perfil torrado. Fazia sucesso entre os clientes dos pubs e, mais notoriamente, entre os trabalhadores que transportavam cargas nos mercados locais e nos portos, chamados popularmente de Porters.

Essa cerveja tem teor alcoólico entre 4% e 5.4% e baixo amargor (18 a 35 IBU). A versão americana do estilo tem amargor um pouco maior (25 a 50 IBU) e teor alcoólico entre 4.8% e 6.5%. A Coffee Porter é uma versão que realça o sabor do café, na bebida. A Baltic Porter também tem notas de café.

Vamos à receita:

Milk-shake

1/2 xícara de cerveja estilo Coffee Porter (Baltic Porter);

1 1/2 xícara de sorvete de chocolate;

5 colheres de sopa de leite em pó . Chantilly para decorar

Calda de chocolate

5 colheres de chocolate em pó

3 xícaras de leite

2 colheres de manteiga sem sal

1 colher de chá de farinha de trigo

Modo de preparo

Milkshake: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado. Coloque o chantilly no topo para enfeitar.

Calda de chocolate: Leve ao fogo o chocolate e a manteiga e coloque aos poucos o leite. Misture a farinha de trigo com um pouco de água e misture a calda e espere esfriar.

Coloque a calda no fundo do copo e ao redor dele, depois, coloque a bebida no copo.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page