top of page
  • Sônia Apolinário

Curta! exibe série sobre Villa-Lobos

Considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, o compositor Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro 1887- 1959) ganhou uma série de TV de seis episódios. “Presença de Villa- Lobos” estreia no canal Curta! amanhã (segunda-feira, 6), às 20:30h.

Baseada na tese de mestrado do professor e violoncelista Hugo Pilger, o programa vai abordar aspectos tanto da vida artística quanto pessoal do compositor. Ao lado da também professora e pianista Lucia Barrenechea, a atração investiga as influências do maestro e compositor no cancioneiro brasileiro de vários períodos, começando pelos músicos contemporâneos dele como Francisco Mignone, Homero Dornellas e José Guerra Vicente, além de Edino Krieger, que conviveu com o maestro mesmo sendo décadas mais jovem.

Além da presença de Villa-Lobos como fonte inspiradora em obras alheias, a série também remete a seus antecessores e a outros contemporâneos que influenciaram seu trabalho. Entre eles, Arthur Napoleão, Homero de Sá Barreto e Francisco Braga, bem como sua íntima relação com a obra de Johann Sebastian Bach e Joseph Haydn e sua admiração por Igor Stravinsky e Sergei Prokofiev.

Composições de Villa-Lobos e de outros compositores citados são interpretadas pelos próprios idealizadores do projeto, Hugo Pilger e Lucia Barrenechea. As apresentações são entremeadas por depoimentos de amigos do compositor, como o próprio Edino Krieger, Myrian e Peter Dauelsberg e Turíbio Santos — violonista que foi presidente do Museu Villa-Lobos por 24 anos, sobre a forma como o maestro entendia a música e como se dava seu processo criativo.

No Brasil, a data de nascimento do compositor, 5 de março, celebra o Dia Nacional da Música Clássica.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo

Veja o trailer

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page