top of page
  • Sônia Apolinário

Documentário conta a história do bar Semente onde a MPB se renovou

Um pequeno bar na Lapa serviu de cenário para muito da renovação da MPB, principalmente o samba, nos últimos anos. O sucesso da casa não impediu o Semente de fechar as portas em outubro do ano passado. Porém, muito da “magia” que aconteceu por lá poderá ser vista e revista. Estreia hoje o longa documental “Semente da Música Brasileira”, da jornalista Patrícia Terra, que conta com direção musical de Yamandu Costa. O filme será exibido às 21h na sala Net Botafogo 1.

O título faz parte da programação do Festival Cavideo 21 anos que exibirá um filme por dia até o próximo dia 25, sempre às 21h.

“O filme registra a evolução da música brasileira e sua dinâmica de criação a partir de encontros que aconteceram no Bar Semente, desde que foi aberto em 1998, na Lapa, no Rio de Janeiro, até seu fechamento. A obra valoriza a identidade cultural da cidade mostrando bastidores do espetáculo”, afirma Patrícia Terra que faz sua estreia como diretora.

Performances de artistas como Teresa Cristina, Roberta Sá, Zé Paulo Becker, Nicolas Krassik e Carlos Malta são mostradas no filme. Também estão lá as canjas históricas que aconteceram no bar, dadas por personalidades como Chico Buarque, Pierre Barouh, Antônio Zambujo, Madeleine Peyroux, Snarky Puppy e Dave Matthews Band.

No filme, a primeira proprietária do bar, Regina Weissman, conta que sua ideia era ter um espaço para abraçar novos talentos e se divertir. O improviso e o imprevisto deram o tom e permitiram a produção espontânea de um movimento musical múltiplo e a retomada de um reduto cultural, com formação de público.

Artistas da chamada Geração Semente como Yamandu Costa, Moyseis Marques, Pedro Miranda, Zé Paulo Becker, Casuarina, Roberta Sá, Nina Wirtti, Alfredo Del-Penho, Eduardo Gallotti também ajudam a narrar a história do local.

O Semente ficava na Rua Evaristo da Veiga, 149, esquina com Joaquim Silva, aos pés dos Arcos da Lapa. Ficou famoso por ter 'o menor palco do mundo com a melhor música do mundo'.

O filme foi feito a partir de registros feitos durante seis anos. Recupera imagens de shows, flagrantes captados com equipamentos profissionais e celulares, canjas e gravações de clipes de músicas inéditas com a produção atual desta geração.

Uma coletânea de 26 faixas reunindo 70 músicos, feita para criar a trilha sonora do filme foi lançada recentemente no DVD “Geração Semente”.

“Os artistas contam no filme como o ambiente simples e intimista do bar, que colocava o artista bem próximo do público, gerava atmosfera criativa, e favorecia trocas e parcerias. Revelam que sempre sentiram o lugar como a extensão de suas casas”, conta a diretora. “Semente da Música Brasileira retrata um pouco da alma carioca e é um documento histórico que as próximas gerações precisam conhecer”.

Serviço

Festival Cavideo 21 Anos

Net Botafogo 1 - Rua Voluntários da Pátria, 88 -

De quinta a quarta, um filme por dia, 7 pré-estreias:

Dia 19 - Semente da Música Brasileira

Dia 20 - Cidade Invisível

Dia 21 - Salto no Vazio

Dia 22 - Vende-se esta moto

Dia 23 - Heróis

Dia 24 - Bandeira de Retalhos

Dia 25 - Sigilo Eterno

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page