top of page
  • Sônia Apolinário

Sebrae abre curso de capacitação para cervejeiros em Niterói

Produzir cerveja apenas como hobby ou partir para o negócio? Para ajudar nessa tomada de decisão, o Sebrae/RJ inicia, no próximo dia 21, o ciclo básico de Capacitação Para Cervejeiros Artesanais. A série de nove oficinas será realizada na Câmara de Dirigente Lojistas de Niterói (CDL), no Centro da cidade.

As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h. A primeira vai abordar Branding, ou gestão da marca. Marketing, Canvas, formalização, tributação, registros e plano de negócio também estão na programação. Todas as oficinas são ministradas por consultores do Sebrae.

Coordenador do Sebrae/RJ no Leste Fluminense, o economista Leandro Marinho conta que a aprovação da Lei do Cervejeiro, em Niterói, motivou abrir turmas para o curso na cidade. Nos dois últimos anos, o ciclo básico de Capacitação Para Cervejeiros Artesanais foi oferecido no Rio de Janeiro. As aulas atraíram 200 empreendedores, a maioria, cervejeiro cigano. Parte deles também cursou o ciclo avançado, de Fabricação de Cerveja, que o Sebrae realizou em parceria com o Senai.

“O curso ajuda a organizar as ideias dos que estão em dúvida se irão seguir profissionalmente no segmento de cerveja artesanal. É ensinado todo o passo a passo para a formalização. Além disso, ao longo da oficina, cada empreendedor constrói seu próprio plano de negócio com a ajuda dos nossos consultores”, informa Marinho também coordenador do curso.

A Lei do Cervejeiro a que se refere é a de nº 3.288, regulamentada em Niterói no último mês de março. Dispõe sobre o licenciamento de microcervejarias artesanais no município, com o objetivo de facilitar a legalização, principalmente de pequenos negócios como brewpubs. Também define diretrizes para a implantação do selo Niterói Cervejeiro que tem como objetivo sinalizar para o consumidor a cervejaria que adota um conjunto de ações que envolve desde práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente, à participação em programas de capacitação profissional.

“Nós queremos auxiliar os cervejeiros artesanais para que eles vislumbrem todo o potencial de seu negócio. Para isto, é preciso disseminar informações e incentivar o profissionalismo neste ambiente”, comenta Marinho lembrando que, apesar do curso ser realizado em Niterói está aberto à participação de empreendedores de qualquer município do Rio de Janeiro.

Serão oferecidas 25 vagas. As inscrições são feitas pelos telefones: (21) 2622-3610 e (21) 2622-3588. Investimento: R$ 600,00.

Confira a programação completa:

21 e 23/5 – Oficina de Branding

28 e 30/5 – Oficina de Canvas

4 e 6/6 – Oficina Plano de Negócios 1

11 e 13/6 – Oficina de Registro de Marca – INPI

18 e 20/6 – Oficina de Formalização

25 e 27/6 – Oficina de Marketing

2 e 4/7 – Oficina de Contratos/Tributação

9 e 11/7 – Oficina Plano de Negócios 2

16 e 18/7 – Oficina Plano de Negócios 3

Serviço

Projeto Cervejas Artesanais – Ciclo Básico

Local: CDL Niterói – Rua General Andrade Neves, 31 – Centro

Data e horário: Segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page