top of page
  • Sônia Apolinário

Terceira edição da Festa da Flor do Lúpulo será realizada na cidade fluminense de Nova Friburgo

A terceira edição da Festa da Flor do Lúpulo, em Nova Friburgo (RJ) será realizada no próximo final de semana, dias 30 e 31. Neste ano, o evento foi integrado ao Circuito Cervejeiro de Corrida.



A última Festa aconteceu em 2019. O hiato entre edições se deu por conta da pandemia do Coronavírus. Porém, logo depois da realização da segunda, o idealizador do evento e pioneiro na produção de lúpulo da região, Paulo Celles Cordeiro, morreu.



Circuito


No sábado (30), será realizada a sétima edição do Circuito Cervejeiro de Corrida, na cidade, mas pela primeira vez no Country Clube. A largada será às 14 horas.


Serão três quilômetros de percurso, com três pontos de "hidratação". Ou seja, a cada quilômetro haverá cerveja à espera dos corredores. Para um dos pontos de "hidratação", a cervejaria Ranz, integrante da Rota Cervejeira RJ, está preparando uma cerveja exclusiva e com terroir Friburguense.


Trata-se da Cerveja da Baroa, criada em parceria com o Nova Friburgo Country Clube. A ideia era que a bebida contasse a história da chegada da batata Baroa no Brasil. A cerveja foi feita com lúpulo produzido em terras friburguenses.


Programação da Festa da Flor do Lúpulo


Sábado| 30 de julho, Nova Friburgo Country Clube 8:00 - Credenciamento 8:30 - Abertura Oficial 9:00 - Palestra “Desafios para a produção de lúpulo - o papel da Rede” Alexandre Jacintho Teixeira – Engenheiro Agrônomo – EMATER-RIO/ACIANF 9:30 - Doenças do lúpulo: Aspectos práticos Felipe Ferreira Pinto - EPAGRI 10:00 - Utilizando o Lúpulo na Produção das Cervejas Duan Ceola - Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) 10:30 - Cultivares de Lúpulo: quais devem ser utilizadas e Perspectivas Futuras Gabriel Braga Violento - Engenheiro Agrônomo - ACIANF/Embrapa Agrobiologia/UFRRJ 11:00 - Legalização de Cervejarias Paulo Mangia - Sebrae

Domingo| 31 de julho| 10:00 - Inauguração da Praça do Lúpulo - com apresentação da Banda Sinfônica Euterpe Friburguense Avenida Euterpe Friburguense - Centro - Nova Friburgo 11:30 - Visita ao Viveiro Paulo Cordeiro *Especialmente nesse dia os restaurantes que fazem parte do Circuito de Amparo estarão oferecendo em seus cardápios pratos que utilizam o lúpulo na sua preparação! Restaurante Fogão a Lenha: Costela desfiada com lúpulo e Bolo de chocolate com lúpulo; Cerveja artesanal Cacife e Griebier. Endereço: R. Antônio Lugon, 141 - Amparo, Nova Friburgo - (22) 99257-7378 Empório Mió di Bão: Rondelli de truta defumada com molho de Lúpulo e Patê de truta defumada com flor de Lúpulo Endereço: R. Dez de Outubro, nº - Amparo, Nova Friburgo - RJ - (22) 99907-2906 Restaurante Refúgio do sabor: Rabada com Lúpulo Endereço: R. Dez de Outubro, nº - Amparo, Nova Friburgo - RJ - (22) 99839-8758 Donana Delícias: Queijo trufado com geleia de Lúpulo RJ 150 km 12 - Amparo, Nova Friburgo - RJ - (22) 99913-3403


Leia também



Comments


Destaques
Últimas
bottom of page