top of page
  • Sônia Apolinário

Dicas de receitas para celebrar o Dia da Tequila

24 de julho é o Dia da Tequila. A data foi criada no México, país de origem do Agave Azul, vegetal com o qual a bebida é produzida. Comunic entra na comemoração e apresenta curiosidades e receita de três coquetéis produzidos com Tequila, criados por Milton Lopes, embaixador da Quetzalli e bartender do Estúdio Becca, em São Paulo.

O Agave Azul ou Agave tequilana Weber, é uma planta suculenta típica do estado mexicano de Jalisco. O vegetal demora de cinco a dez anos para atingir a maturidade. Quanto mais madura, mais açúcares produz, o que resulta em uma tequila melhor. Existem marcas de tequila que utilizam agaves de 5 anos no seu processo, mas o ideal é utilizar planta cultivada por, no mínimo, 8 anos.

O agave azul é colhido por profissionais chamados de jimadores. Por sua vez, o nome jimador vem do uso de uma ferramenta específica, a coa de jima, feita com uma lâmina arredondada e afiada, acoplada a uma longa haste de madeira.

Com a coa, o jimador corta e remove as folhas do agave (também conhecidas como pencas) e remove também a sua raiz. O que sobra da planta é a pinha, sua haste que se parece com um abacaxi gigante. Uma pinha de um agave azul maduro e saudável pode chegar a pesar 45kg e produzir até 8 litros de tequila.

O agave azul possui uma grande quantidade de carboidratos complexos, chamados de inulina. Esta substância precisa ser hidrolisada (uma reação química causada pela água e que ajuda a quebrar as moléculas dos carboidratos) para se transformar em um tipo mais simples e fermentável de açúcar. Esta é uma parte importante do processo de produção de tequila, que influencia diretamente no sabor e qualidade do produto final.

Quetzalli Quetzalli é um drink pronto à base de tequila. A receita, criada pelo bartender Leandro Martins, mistura maracujá, limão, calda de agave e tequila.

Idealizadora da marca, Mariana Migliano explica que a calda de agave desempenha um “papel fundamental” no sabor do drink pronto, uma vez que se trata de um adoçante natural. De acordo com a produtora, a bebida é livre de estabilizantes, corantes ou conservantes.

"Nosso objetivo é mudar a forma como o brasileiro consome tequila. Queremos acabar com esse estigma que é ruim e só pode ser consumida em shots", comenta.

O Quetzalli pode ser consumido puro ou servir de base para outros drinks, como nessas receitas:

Detox

Ingredientes 100ml de Quetzalli 2 rodelas de Abacaxi 6 folhas de Hortelã 50ml champanhe brut

Modo de preparo: no liquidificador, prepare o suco de abacaxi com hortelã sem açúcar. Sirva direto na taça 100ml de Quetzalli, 50ml de suco e complete com a champanhe e um ramo de hortelã.

Cafezin

Ingredientes 50ml de Quetzalli 30ml de café 10ml de cointreau Gelo

Modo de preparo: adicione na coqueteleira 50ml de Quetzalli, 30ml de café, 10ml de cointreau, gelo. Bata tudo e sirva na taça.

Bronzeado

Ingredientes 50 ml de Quetzalli 100 ml de suco de laranja 6 fatias de cenoura. Gelo

Modo de preparo: adicione ao liquidificador 6 fatias de cenoura, 50ml de Quetzalli e 100ml de suco de laranja. Bata tudo com gelo e sirva no copo alto com gelo. Complete com uma rodela de cenoura na borda.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page