top of page
  • Sônia Apolinário

Viradouro já vende fantasias para o desfile de 2023

Samba-enredo escolhido, a Unidos do Viradouro iniciou a venda das fantasias da única ala que será comercializada para o desfile de 2023, no Sambódromo do Rio de Janeiro. As outras 22 são destinadas à comunidade da escola de Niterói.


Serão vendidas 70 fantasias intituladas "À luz do Encantado reflete o azul". Para a avenida, a escola levará um total de 2.500 componentes. O enredo contará a história de Rosa Maria Egípcia, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil.


Criada pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, a fantasia que “forasteiros” poderão comprar representa a última profecia de Rosa, mulher preta, escravizada, que foi de meretriz a santa.


O enredo aborda uma história trágica e mística. O livro que Rosa escreveu foi “Sagrada Teologia do Amor Divino das Almas Peregrinas”. São 250 páginas onde ela descreve sua experiência sensorial de contato com Jesus Menino.


Rosa Maria Egípcia



Rosa nasceu na Costa de Ajudá, atual Benim, na nação courana, em 1719. Aos seis anos, foi capturada pelo tráfico negreiro e trazida para o Rio de Janeiro. Foi estuprada e, depois de oito anos de maus-tratos, foi levada para Minas Gerais por um padre. Lá, tornou-se prostituta.


Aos 30 anos, após uma doença, iniciou uma fase mística. Rosa deu a si mesma o nome de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz em homenagem à Santa Maria Egipcíaca que, segundo a lenda, foi também uma prostituta antes das manifestações de santidade.


Adorada por fiéis, Rosa foi acusada de feitiçaria, heresia e falsa santidade, o que a levou ser presa nos Cárceres do Santo Ofício da Inquisição de Lisboa, em Portugal. Ela não teria desmentido suas visões e experiências sobrenaturais e viveu no cárcere até sua morte, em 12 de outubro de 1771.


Além de livros, a vida de Rosa motivou a produção de artigos em revistas acadêmicas. Ela é tida como a personalidade negra do século XVIII com maior volume documental disponível.


O samba-enredo que vai embalar essa história foi composto por Cláudio Mattos, Dan Passos, Marco Moreno, Victor Rangel, Lucas Neves, Deco, Thiago Meiners, El Toro, Luis Anderson e Jefferson Oliveira.


Ouça o samba-enredo, aqui


Na avenida


Em 2023, a Viradouro vai encerrar o desfile do Grupo Especial, na segunda-feira, dia 20 de fevereiro. A primeira a entrar na avenida será a Império Serrano, no domingo, 19 de fevereiro.


Dentre as novidades para o próximo desfile está a mudança do comando da sua comissão de frente. Após três temporadas, a dupla Alex Neoral e Marcio Jahú deixaram a equipe da vermelho e branco. Foram substituídos pelo casal Priscilla Mota e Rodrigo Negri vindos da Mangueira. Este ano, eles levaram o Estandarte de Ouro no quesito ao fazerem os integrantes da verde e rosa trocarem de roupa, em fração de segundos, ao longo do desfile.


Tarcísio Zanon assumiu integralmente a parte artística da Viradouro. Até então, ele dividiu os trabalhos com Marcus Ferreira que pretende alçar carreira solo.


Patrimônio de Niterói


Desde o último mês de maio, a Viradouro é patrimônio cultural imaterial de Niterói. A escola foi fundada em 1946, a partir de rodas de samba que aconteciam no quintal da casa de Nelson dos Santos, mais conhecido pelo apelido de “Jangada”. O endereço era na Rua Capitão Roseira, próximo à Rua Dr. Mário Vianna que, à época, era chamada Viradouro, pois tratava-se do local onde os bondes que transportavam a população de Niterói faziam o retorno.

Nas fotos, vestem as fantasias: Carol Neris e Pablo Jales, passistas da escola, que foram maquiados por Christina Gall. As fantasias foram confeccionadas por Alessandra Reis, chefe do ateliê da Viradouro.


Os interessados devem entrar em contato com Luciene Altman – 21 99914504, via WhatsApp.


Ordem do desfile do Grupo Especial


Domingo, 19/2

1. Império Serrano

2. Acadêmicos do Grande Rio

3. Mocidade Indep. de Padre Miguel

4. Unidos da Tijuca

5. Acadêmicos do Salgueiro

6. Estação Primeira de Mangueira


Segunda, 20/2

1. Paraíso do Tuiuti

2. Portela

3. Unidos de Vila Isabel

4. Imperatriz Leopoldinense

5. Beija-Flor de Nilópolis

6. Unidos do Viradouro

Comments


Destaques
Últimas
bottom of page