• Sônia Apolinário

Mostra 'Lumière Cineasta' volta a ser exibida pelo CCBB-RJ

Em março passado, três dias após sua inauguração, a mostra “Lumière Cineasta” foi adiada por conta do fechamento do CCBB-RJ, como parte das medidas de combate ao Coronavírus. Com a reabertura do Centro Cultural, a mostra poderá ser vista, gratuitamente, a partir de sexta-feira, dia 27 de novembro.



Até 20 de dezembro serão exibidas 114 vistas, produzidas entre 1895 e 1905, em diálogo com 38 produções de diversos diretores, formatos e épocas.


Todas as vistas Lumière (filmes, na sua maioria, de um único plano de 50 segundos, a duração do rolo de película de 17 metros), serão exibidas em formato digital full HD. Elas foram divididas em 19 programas, que destacam os principais temas abordados nos filmes da Societé Lumière - cidade, natureza, trabalho, viagem, retrato familiar, registro da modernidade etc.


A maioria das sessões será iniciada com uma seleção de vistas Lumière, complementada por filmes (curtas, médias e longas-metragens) como Um dia no campo (Jean Renoir, 1936), Playtime (Jacques Tati, 1967), Do polo ao Equador (Angela Ricci Lucchi e Yervant Gianikian, 1986), Goshogaoka (Sharon Lockhart, 1997) e outras obras de cineastas como Buster Keaton, Dziga Vertov, Vittorio De Seta e Shirley Clarke, entre outros.

Dentro da programação da mostra será oferecido um curso gratuito com aulas on-line, sempre às 19h, com o curador Calac Nogueira (“Lumière, Thomas Edison e atração”, 02/12), o pesquisador e crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira Júnior (“Retratos em movimento”, 09/12) e o curador Lucas Baptista (“O futuro de uma invenção: Hollis Frampton e o catálogo Lumière”, 16/12). Não é necessário fazer inscrição. O link para as aulas será divulgado na página da mostra no Facebook

Inicialmente, a mostra estava prevista para ficar em cartaz até abril de 2021.

Confira: Mostra inédita de filmes dos irmãos Lumière entra em cartaz no CCBB-RJ


Veja a programação completa


Serviço

Lumière Cineasta

Evento gratuito mediante agendamento prévio online.


A capacidade do cinema foi reduzida em 50%


Novo horário de funcionamento do CCBBRJ: 9h às 18h.


Endereço: Rua Primeiro de Março 66, Centro

Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário