top of page

Flip e Bienal deixarão os livros em evidência por 15 dias no Rio de Janeiro

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • 12 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Os dois principais eventos literários, realizados no Rio de Janeiro, marcaram suas edições de 2021 em datas próximas. A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) será realizada de forma virtual, de 27 de novembro a 5 de dezembro. A Bienal do Livro, presencial, está prevista para acontecer de 3 a 12 de dezembro, no Riocentro.



A Flip escolheu a palavra Nhe’éry (Mata Altântica, em Guarani) para nortear o evento deste ano. A sua 19ª edição terá a floresta como inspiração. De acordo com os organizadores, a ideia é prevalecer “a colaboração em vez da competição”.

Este ano, pela primeira vez, o evento terá um coletivo de curadores. São eles: Anna Dantes (colaboradora da Escola Viva Huni Kuin e uma das fundadoras do Selvagem – Ciclo de estudos sobre a vida); Evando Nascimento (escritor e filósofo, pioneiro na reflexão sobre literatura e plantas no Brasil); João Paulo Lima Barreto (antropólogo do povo Tukano, do Alto Rio Negro, fundador do Centro de Medicina Indígena em Manaus); e Pedro Meira Monteiro (professor da Princeton University e um dos fundadores da oficina Poéticas Amazônicas, no Brazil LAB da Universidade). Todos estarão sob a coordenação do antropólogo Hermano Vianna.


Ainda de acordo com os organizadores, o evento pretende abrir espaço “para refletir sobre as questões da contemporaneidade e a superação de suas crises do ponto de vista artístico, semântico, cognitivo, ambiental, político e socioeconômico”. Assim, a programação “vai dialogar com criadores, pensadores e conhecedores que têm se voltado para ancestralidades e outros modelos de organização social e visões diferentes do conhecimento”.


Na programação geral, as mesas e intervenções videográficas buscarão um formato híbrido, sem presença de público. As homenagens serão voltadas para escritores, pensadores e mestres indígenas vítimas da Covid-19. Dentre os participantes, o primeiro nome anunciado pela organização foi o do escritor chileno Alejandro Zambra. Radicado no México, ele já participou da Flip em 2012.


Já a Bienal do Livro Rio, em 2021, vai celebrar a sua 20º edição. Até o momento, o que foi informado pelos organizadores diz respeito às regras de segurança sanitária do evento.


A ideia é receber metade do público habitual. Esse controle será feito pela compra do ingresso, a ser realizado apenas de forma online. Metade do espaço de 100 mil metros quadrados será ao ar livre.


No interior, a promessa é de maior espaço entre os estandes e “ruas” mais largas. O uso de máscara será obrigatório e a entrada será feita mediante apresentação do comprovante de vacinação.








Comments


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page