top of page
  • Sônia Apolinário

Festa japonesa é atração em Petrópolis (RJ)




Por mais um ano, o Bunka-Sai vai transformar o Palácio de Cristal em um reduto japonês. A diversidade cultural do Japão vai ganhar destaque durante a festividade, que será realizada de 17 a 20 de agosto, em Petrópolis, com espetáculos de danças folclóricas e músicas inspiradas nos animes mais famosos. Oficinas de mangá, origami e palestras, contação de histórias, artes marciais, música tradicional, com apresentações de taiko, os tambores japoneses, e outras performances prometem encantar os espectadores nessa 14ª edição do evento.

De acordo com o presidente da Associação Nikkei de Petrópolis, Masao Makashima, estima-se que hoje cerca de 250 descendentes japoneses residem em Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, que também tem influência de colonos alemãs e italianos.

O primeiro japonês a residir em Petrópolis foi o sr. Elijiro Miyake, em 1906. Entre os japoneses que residem na cidade, Sr Augusto Katsumoto chegou ainda criança em Petrópolis. Os pais trabalhavam nas lavouras do Brejal, distrito do município. Casado com outra japonesa, Sr Augusto é proprietário do Sítio Katsumoto, um dos pioneiros a criar mudar de hortaliças e ervas condimentares orgânicas.

Além da família Katsumoto, na localidade de Posse, é possível encontrar a família Itida e a Yamamoto, proprietária de um hortifruti na região. A Kátia Yamamoto, além de ser uma das idealizadoras e fundadoras do Bunka-Sai, também oferece oficinas de Origami.


Programação


No dia 17 de agosto, a programação de abertura, com a presença do cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, vai contar com apresentação do Coral do Projeto Sol, Som e Movimento, com canções japonesas, a partir das 19h. O Coral também será responsável por entoar os hinos do Brasil e do Japão. A solenidade, segue com os tradicionais Kagami Biraki, sangria do barril de saque, o ritual de boas-vindas, San San Nana Byoushi e o Bom Odori, dança japonesa, este ano, com duas novas coreografias.

Na sexta-feira, 18, alunos da rede municipal de ensino vão participar de palestras sobre a relação Petrópolis/Japão e das oficinas de mangá, undokai (gincana esportiva) e judô, em dois turnos: manhã e tarde.

Às 17h e 18h, nas tendas montadas no jardim do Palácio de Cristal, serão oferecidas sessões de moxaterapia, técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. A programação segue com treino de karate, às 19h, e se encerra, às 20h, com Bom Odori, dança folclórica japonesa.

No sábado pela manhã, a essência guerreira do Japão será representada em demonstrações de artes marciais, das 9h às 12h. Destaque para a participação de Matheus Domingues Moreira, conhecido como Matheus Judoca Especial. O atleta de 18 anos, tem síndrome de down e é um verdadeiro exemplo de determinação e superação.

O dia segue com oficinas, apresentações de taiko, com o Rio Nikkei Taiko, que vai ministrar, ainda, um workshop de tambores japoneses, às 16h. Para os fãs da cultura pop japonesa, o Concurso de Cosplay será uma oportunidade de se vestir como personagens icônicos de anime, mangá e videogames. Os personagens farão parte do evento, durante os quatro dias e o concurso está marcado para o dia 19, sábado, às 20h30.

No domingo, último dia de evento, vai ter apresentação de jiu-jitsu, contação de histórias, desfile de kimono, premiação dos concursos de fotografia das cerejeiras e de mangá, entre outras. Nas tendas no Palácio de Cristal, oficinas de língua japonesa, de pipa, animes e mangá. A programação encerra com apresentações de canções japonesas, às 18h, e danças folclóricas, às 19h.

No jardim do Palácio, três restaurantes japoneses vão vender as delícias da gastronomia oriental, além de um espaço da Associação Nikkei de Petrópolis e as cervejas artesanais de Petrópolis.

“Turistas e petropolitanos vão poder explorar novas experiências em uma oportunidade única de imersão na fascinante cultura japonesa. A história da imigração está diretamente ligada com a nossa cidade e, neste ano de comemoração, a festa vai ser ainda mais especial”, ressaltou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.


Mostra de Cinema Japonês

Na Sala Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultural Raul de Leoni, serão exibidos filmes japoneses. Três no total.


No dia 17, o filme em cartaz será: Roda do Destino, de Ryûsuke Hamaguchi, às 19h; No dia 18, Funeral das Rosas, de Toshio Matsumoto, às 19h; E no dia 19, Assunto de Família de Hirokazu Kore, às 17h.

Exposições no Palácio de Cristal

Três exposições permanentes fazem parte da programação do Bunka-Sai 2023. Os visitantes vão poder visitar a Exposição de Origami e apreciar de perto diversos animais e objetos feitos em dobradura de papel.

Além do Origami, destaque também para o Tako, as pipas tão tradicionais na infância que, no Japão são assunto de gente grande, transformadas em obras de arte complexas, com diferentes tamanhos e formas.

Os 115 anos da imigração japonesa no Brasil também ganham destaque, com um espaço especial.

Confira os horários do Bunka-Sai 2023


Palácio de Cristal


17/08 (quinta-feira) – 18h às 22h

18/08 (sexta-feira) – 9h às 23h

19/08 (sábado) – 9h às 23h

20/08 (domingo) – 9h às 21h


Confira a programação completa, aqui

コメント


Destaques
Últimas
bottom of page