top of page
  • Sônia Apolinário

Exposição e show da Orquestra Voadora celebram os 10 anos do Museu de Arte do Rio


O Museu de Arte do Rio abre, no próximo dia 31 de março, a exposição “A construção do MAR e a Pequena África”. A mostra terá mais de 100 obras entre fotografias e vídeos que relembram fatos importantes da história do Museu, que completa 10 anos. Além da exposição, no mesmo dia, haverá um parabéns com bolo de aniversário para o público e convidados.


Faz parte da programação festiva uma edição especial do projeto MAR de Música com show da Orquestra Voadora, que contará com a participação de Serjão Loroza. Nesta primeira edição de 2023, o projeto MAR de Música terá a curadoria musical do Circo Voador. Toda a programação do Museu é gratuita e está sujeita a lotação.

Inaugurado em março de 2013, o Museu de Arte do Rio teve o desafio de ressignificar seu sentido como espaço de arte e dialogar com a chamada Pequena África desde a sua construção na Praça Mauá. A narrativa da nova exposição que entra em cartaz no MAR conta boa parte dessa história através das obras e fotografias de Jaime Acioli, Thales Leite, César Barreto, Giselle Beiguelmann, Ayrson Heráclito, Tia Lúcia, Virgínia de Medeiros, Luiz Baltar, Francisco de Souza, Paula Trope, Yuri Firmeza e Lasar Segall.


A exposição apresenta o projeto arquitetônico, as alterações nos dois edifícios distintos que compõem o museu, as manifestações pela sua permanência e a aproximação do MAR com a comunidade. A mostra tem curadoria do Presidente do Conselho Municipal do MAR, Luiz Chrysostomo; e da equipe curatorial do Museu formada por Marcelo Campos, Amanda Bonan, Jean Carlos Azuos, Thayná Trindade e Amanda Rezende.


“É uma região que já se auto valorizava em relação à sua história e o MAR chega como um intruso. Depois, vem percebendo, por conta das equipes de educação e de curadoria, que é preciso pertencer a região. Ao longo dos anos, o Museu de Arte do Rio veio se redesenhando e criando um vínculo com a sociedade”, afirma Marcelo Campos, Curador Chefe do MAR.


Ainda no mesmo dia, a Biblioteca do Museu de Arte do Rio vai realizar o Rolezinho de Livros que distribuirá, gratuitamente, os principais catálogos e publicações que já passaram pela instituição. Os catálogos serão disponibilizados a partir das 13 horas no térreo do MAR, espaço que será ambientado e dedicado a se conectar a memória dos visitantes.



Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil, que faz a gestão do Museu, Raphael Callou falou sobre os desafios enfrentados pela instituição:


“O desafio do Museu, nessa primeira década foi de dialogar com nossos vizinhos e criar vínculos com o público que nos visita. Dessa maneira, essa parceria e troca veio no sentido de reforçar e alimentar a nossa vocação aqui no MAR, de sempre tentar apresentar histórias por uma perspectiva mais inclusiva e mais plural. Somos um museu que promove, discute e reflete sobre as questões sociais, mas sem deixar de colocar a arte em diálogo permanente com a cultura e seus agentes. Comemorar nosso aniversário com arte, música e literatura é uma forma de presentear nossos visitantes e nossa trajetória. Como em toda boa festa queremos uma casa cheia”.


Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura e em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos.


O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora.


Serviço

31 de MARÇO, SEXTA-FEIRA

Museu de Arte do Rio – MAR

Praça Mauá, 5 – Centro

11h - Abertura do Museu ao público

13h - Rolezinho de livros - distribuição de catálogos e livros no Pilotis (Fim: 17h)

16h - Inauguração da exposição “A Construção do MAR e a Pequena África”, no mirante com bolo a metro e parabéns na sequência

16h50 - Visita à exposição no Foyer - 5° andar

18h30- Início do MAR de MÚSICA com DJ Lencinho

19h30- Falas institucionais + projeção do Mini doc

20h00- Show Orquestra Voadora com participação de Serjão Loroza

21h00- DJ Lencinho

22h- Encerramento


Comments


Destaques
Últimas
bottom of page