• Sônia Apolinário

Concurso de beleza vai reunir 234 gatos em São Paulo


Um evento vai reunir 234 gatos de 20 raças diferentes, em São Paulo. Será no final de semana, dias 4 e 5 de junho, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca.


A realização é do Clube Brasileiro do Gato. Fundado em 1972, o CBG tem como objetivo o controle e registro dos gatos de raça nascidos no Brasil, bem como o aprimoramento do tipo dos gatos nacionais.


Todos os gatos inscritos no evento participam de um concurso de beleza. Serão quatro juízes internacionais vindos da Argentina, Itália, Noruega e República Tcheca, que irão eleger os melhores exemplares e o grande campeão de cada dia com base em categorias que consideram raça, faixa etária e se baseiam nos critérios da FIFe – Fédération Internationale Féline.

No final, serão eleitos os melhores exemplares e o grande campeão de cada dia. Os ganhadores acumulam pontos para suas posições no ranking nacional.


Entre os destaques dessa edição do evento está o Lykoi (foto no alto), apelidado como “gato-lobisomem”. Essa raça é fruto de uma mudança natural de um gato com pelo curto, que nos remete à aparência de um lobo. Essa mudança tem ocorrido em gatos domésticos por mais de 20 anos, foi descoberta na Virgínia (EUA) e só recentemente reconhecida como uma nova raça.

“O lykois são descritos como leais, protetores e inteligentes. Essas características estão conquistando os corações dos apaixonados por felinos e certamente vão cativar os visitantes do evento, que poderão conhecer um pouco mais sobre a raça e ver de perto as suas particularidades”, explica Gerson Alves Pereira, presidente do CBG.


A raça Persa (abaixo, à esquerda) também terá destaque especial com direito a uma presença ilustre: a gata Yennefer, que recentemente conquistou o título de melhor gato no Baltic Winner Show 2022, realizado na Letônia, algo até então inédito para gatos brasileiros.




Outras raças que estarão presentes são: Peterbald (famoso gato sem pelos que sempre desperta a curiosidade do público), Ocicat (raça que tem a pelagem marcada por pintas), Russian Blue (gato cinza dono de uma beleza inconfundível - no alto, à direita), além, é claro, do “gigante gentil” Maine Coon e do indispensável SRD (Sem Raça Definida).


Serviço


202ª e 203ª Exposição de Gatos do Clube Brasileiro do Gato – CBG

Data: 4 e 5 de junho de 2022

Horário: 10h às 17h

Local: Centro de Convenções Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo

A entrada é gratuita

Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e um documento com foto

Não é permitida a entrada de animais que não estejam inscritos no evento

Destaques
Últimas