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  • Sônia Apolinário

Colaborativa com Stan Hieronymus e uma linha criada para o site Hypeness são algumas das novidades d

Uma Italian Pilsner colaborativa com Stan Hieronymus para celebrar a tradução para o português da obra referência do autor, “For the Love of Hops”, é apenas uma das várias novidades da Avós. Só esta semana, a cervejaria paulista colocou dois rótulos no mercado. Um deles faz parte de uma linha comemorativa criada para o site Hypeness. A Decênio prevê um lançamento por mês, até outubro.

A versão em português do livro de Stan Hieronymus é obra da editora Krater. “Lupulo” será lançado no próximo sábado (1 de fevereiro), 14h, no Joy Project Brewing, em Curitiba (PR). Já a cerveja For the Love of Nona está prevista para chegar ao mercado até a metade de fevereiro.

Cervejeiro da Avós, Junior Bottura explica que foi ideia de Stan fazer uma Italian Pilsner - uma versão da clássica German Pilsner que cada vez ganha mais adeptos na Itália. É feita com lúpulos nobres alemães e busca nível de amargor mais próximo do mínimo exigido pelo estilo tradicional.

A receita de For the Love of Nona foi criada ao longo de uma troca de 30 e-mails e um demorado telefonema, praticamente no final do processo. Foi feita com os lúpulos Tettnang, Saphir e um pouquinho de Magnum. Resultou em uma cerveja com 4,8% de teor alcoólico e 38 IBU.

“A contribuição do Stan na produção desse rótulo foi total. Não conhecia o estilo. Eu só aprendi, nesse processo. Ele mostrou todo o cuidado que tem com os lúpulos. Pediu que eu o informasse sobre o que tínhamos disponíveis para elaborar a receita”, conta Junior.

Ano passado, a convite da própria editora Krater, o autor norte-americano esteve no Brasil para uma série de palestras. Numa dessas, adentrou na Casa Avós, na Vila Ipojuca, e tomou uma Baltic Negroni.

“Stan é muito quieto, tímido. Ele bebeu a cerveja, fez várias perguntas e anotações. Quando ele saiu do bar, eu não tinha ideia se ele tinha gostado ou não da cerveja. Para nossa surpresa, tempos depois, ele avisou que tinha incluído o rótulo na edição Melhores do Ano da revista Craft Beer & Brewing”, comenta Junior.

Stan colocou a cerveja brasileira no seu Top Five 2019. O rótulo é uma colaborativa entre a Avós e o site de bebidas Difford’s Guide, para comemorar os 100 anos do drink italiano Negroni. A cerveja é uma Baltic Porter envelhecida em barril de carvalho que antes continha Negroni.

Junior informa que um novo lote da cerveja estará no mercado em abril. Ante disso, quem quiser experimentar algo nessa linha, já pode aproveitar a Baltic Porto, que acabou de ser lançada. Faz parte da série Strong Lagers da Avós que inclui a Baltic Porter Base; Baltic Cafeína (colaborativa com a empresa paulista Cafeína Records que leva Cold Brew de um café especial) e Baltic Bourbon (envelhecida em barrica de carvalho americano que continha Bourbon). A Porto é envelhecida em barrica de carvalho europeu que continha Vinho do Porto.

“As pessoas ficam surpresas porque associam Lager a um único estilo de cerveja leve que é a Pilsen. Lager é uma família que abriga muitos estilos”, comenta Junior que, na sua Avós, criada em 2016, só produz Lagers. “Essas cervejas têm um processo mais caro, precisam de mais tempo. Há muito desconhecimento sobre elas. São cervejas leves, mas representam um mundo de possibilidades”.

Na revista norte-americana, uma das observações feitas por Stan a respeito da Avós foi que “Junior Bottura está determinado a provar aos apreciadores brasileiros que a cerveja artesanal inclui Lagers.”.

E assim, chega ao mercado outra Lager “diferente”, mais precisamente, com uma pegada de New England. Trata-se do rótulo inaugural da linha Decênio, outra colaboração da Avós com um site, dessa vez, o Hypeness.

A revista eletrônica criada por brasileiros está comemorando dez anos no ar. Desde 2017, porém, pertence à multinacional francesa Webedia. A parceria prevê o lançamento de um rótulo por mês, até outubro, data do aniversário. Cada um deles deve abordar um dos temas discutidos pelo site. Com 5,3% ABV e 25 IBU, a American Pale Lager de estreia simboliza o tema “Inovação”.

“É complicado fazer uma cerveja que remeta diretamente a um assunto. Tentamos não colar dessa forma. Pensamos que, somente por fazer uma Lager, já é uma inovação. O público do site não é formado por cervejeiros. Então, busquei fazer uma cerveja com pouco amargor e muito aroma, fácil de beber, mais fácil das pessoas gostarem, para começar a série com o pé direito. É uma cerveja diferente, mas também simples. Está um suquinho”, afirma Junior.

Cada rótulo da Decênio terá uma produção igual a de todas as cervejas da Avós: 400 litros. Porém, ao contrário das outras, só será encontrada em São Paulo. O segundo rótulo da linha estará no mercado no final de fevereiro.

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