top of page
  • Sônia Apolinário

A tradicional feira Cícero Guedes ocupa o Largo da Carioca até quarta-feira

A tradicional Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes realiza sua 11ª edição de hoje (segunda-feira, 9) até quarta-feira (11), no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. Serão comercializadas 150 toneladas de alimentos orgânicos. A feira faz parte do calendário oficial da cidade.

Os produtos disponíveis são provenientes de assentamentos de todo o estado do Rio de Janeiro, suas cooperativas e associações. Além de frutas, legumes, verduras e grãos, serão comercializados sucos, produtos derivados de cana-de-açúcar como açúcar mascavo, melado, rapadura e cachaça, bolos, doces, geleias, café, mel, farinhas, cervejas, mudas, fitoterápicos, fitocosméticos e artesanato. Cerca de 150 produtores estarão presentes na feira, que funcionará das 8h às 20h. Shows, seminários e oficinas fazem parte da programação.

O evento foi batizado com o nome "Cícero Guedes" em 2013, em homenagem ao agricultor e militante do MST assassinado por pistoleiros no dia 25 de janeiro de 2013, nas proximidades da Usina Cambahyba, em Campos dos Goytacazes (RJ). Cícero era considerado uma referência em conhecimento agroecológico, por conta das técnicas agrícolas sustentáveis que utilizava no seu lote, no Assentamento Zumbi dos Palmares. Ele foi um importante colaborador de vários projetos de pesquisa e de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Loja

No Rio de Janeiro, ao longo de todo o ano, produtos de assentamentos da Reforma Agrária, cultivados por pequenos agricultores, de forma orgânica e agroecológica podem ser encontrados no Armazém do Campo.

Inaugurada no ano passado, na Lapa, a loja é coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A rede do Armazém do Campo tem unidades em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. O local também é restaurante e mantém intensa programação cultural. Fica na rua Mém de Sá, 135 e funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 19h. A loja também terá uma barraca na Feira Cícero Guedes.

Apoie a feira

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page