top of page
  • Sônia Apolinário

19ª edição da Primavera Literária ocupa jardins do Museu da República

Com reforço na programação cultural, a 19ª Primavera Literária Rio de Janeiro ocupa os jardins do Museu da República, no Catete, a partir da próxima quinta-feira (3) até domingo. “Equidade, Sustentabilidade e Bibliodiversidade” é o tema desta edição do evento que realiza, pelo quarto ano, o Dia do Editor - uma programação paralela que tem como objetivo discutir as principais questões do mercado editorial.

Cerca de 70 editoras participam do evento. Ao longo dos quatro dias da feira literária, serão promovidas cerca de 60 atrações, entre bate-papos, conversas, mesas de debate e lançamentos. Um festival de poesia e um encontro de podcasters fazem parte da programação. Escritores como o português Francisco José Viegas, Luiz Antonio Simas, Adriana Facina, Débora Thomé e Mário Magalhães são alguns dos convidados do evento, além de representantes da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias e do coletivo Mães pela Diversidade.

Serão seis espaços dedicados à programação cultural. A tenda principal, batizada “Taperebá” (fruta muito utilizada na culinária da região norte), abrigará as principais mesas e debates, com temas atuais de discussão como: “Sustentabilidade 4.0″, “Feminismos de Gerações”, “Literatura Contemporânea Amazônica”, “Ecologia Social”, “Positividade Tóxica”, “Intolerância Religiosa”, “Racismo no Mercado de Trabalho e discurso de ódio” e “Afrovisualidades”.

A “Tenda Curumim” será destinada à programação infantil, onde o destaque fica por conta das contações de histórias, além de oficinas de ilustração. O auditório do museu abrigará a Ocupação Afroliterária, que oferecerá uma formação de professores, com atualização pedagógica da educação básica para o ensino das literaturas africanas e afro-brasileira. A Rua do Desenho e o Bar Literário também fazem parte das atrações do evento, que ainda apresentará as exposições “Amazônia Chama” e “18 anos da Liga”. A primeira reúne trabalhos de artistas do mundo inteiro em defesa da floresta. A segunda registra o trabalho desenvolvido pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), “anfitriã” do evento.

“A Primavera chega à sua 19ª edição mantendo a tradição de trazer assuntos da pauta contemporânea. Homenagear o “pulmão” da Terra é um gesto de resistência. A Libre, este ano, completa 18 anos de atividade. Achamos que trazer nossa principal bandeira, a bibliodiversidade, associada à equidade e à sustentabilidade, é um modo de homenagear a própria Liga e seu compromisso com o fortalecimento das editoras independentes”, explica Raquel Menezes, presidente da Libre.

Programação do Dia do Editor

Serviço

Primavera Literária Rio 2019

Data: 3 a 6 de outubro de 2019

Horário: 10h às 20h

Local: Museu da República – Rua do Catete, 153 – Catete, RJ

Entrada gratuita

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page