top of page
  • Sônia Apolinário

Salão Carioca do Livro reabre Biblioteca Parque Estadual

Caricatura, RPG, design de livros, roteiro para história em quadrinhos e como se tornar um ghost writer. Esses são os temas de algumas oficinas gratuitas que serão realizadas durante o LER - Salão Carioca do Livro. O evento será realizado de 17 a 20 de maio, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, marcando a reabertura do local, fechado desde 2016.

A programação conta com espaços temáticos, que promovem encontros entre público e convidados.

“Vejo a LER como uma grande oportunidade para recuperarmos o que tem se perdido ultimamente: o diálogo, a troca de ideias, a inspiração mútua. Em tempos de polarização radical, tentei trazer para as mesas da LER toda uma gama de pontos de vista diferentes, com leitores de todos os perfis e origens. Para que todos possam ver o que temos em comum, mas também possam apreciar e aprender com as diferenças para, quem sabe, construir e criar juntos”, afirma o curador Julio Silveira.

As oficinas têm como objetivo passar para o público ensinamentos práticos sobre vários temas e, quem sabe, despertar o interesse profissional por alguns deles. A de ghost writer, por exemplo, será realizada em dois horários, no domingo, dia 20. Será ministrada pela jornalista Tania Carvalho:

“A oficina dará uma visão geral do que é ser ghost writer. Vai mostrar as principais dificuldades, as dores, os prazeres e as delícias dessa atividade. Vou ainda procurar mostrar como se colocar no mercado, o que nem sempre é fácil. E, de quebra, algumas regrinhas básicas para um bom texto de não ficção”, comenta ela.

Outro destaque da programação da LER é o Café do Livro, onde acontecerão bate-papos entre autores com perspectivas diferentes sobre criação, história, política e identidade. Entre os nomes confirmados estão: Conceição Evaristo, Eduardo Spohr, Fernanda Young, Thalita Rebouças, Jorge Caldeira, Geovani Martins, André Vianco, Marcia Tiburi, Maria Valéria Rezende, Miriam Leitão, Cristóvão Tezza, Arthur Dapieve e Luiz Antônio Simas.

Já no espaço No Palco da Palavra serão realizadas apresentações individuais ou entrevistas sobre um tema ou uma obra com a presença de pensadores e criadores. Apresentações, palestras e lançamentos de livros, com nomes como Nei Lopes, Heloísa Buarque de Holanda e Marcelo Janot.

Crianças e jovens também foram contemplados com atrações voltadas para eles.

“Pensamos em um espaço voltado para a criação e a imaginação, com cerca de 30 autores que representam a diversidade dos gêneros e a criatividade da literatura infantil brasileira" afirma a curadora Verônica Lessa que preparou atividades como oficina de ilustração, Slam de ilustração, Sarau e curtas de animação de livros infantis.

O Espaço #JOVEM terá a presença de Elika Takimoto, Eduardo Marinho, André Dahmer, Octavio Aragão e mais 47 artistas independentes do mundo dos HQ’s. Além de cosplayers, oficinas de caricaturas, storyboards, roteiro, desenho e animação.

Mais de 200 atrações fazem parte da programação da LER. Comunic pediu ajuda para Tania Carvalho para montar uma lista de atrações imperdíveis, tarefa que ela considerou “bem difícil” porque pretende participar” do máximo possível de tudo”.

O que ela indica: na sexta-feira, dia 18, às 17h30, “Crime e verdade na ficção”, com Raphael

Montes e Ilana Casoy, no Café do Livro; no sábado dia 19, às 1h15, “Não morra sem ler! Com Gregório Duvivier; no domingo, dia 20, às 16h30, no Salão Digital, “Construindo o Romance Histórico: da Pesquisa à Escrita”, com Luize Valente

Sarau na área externa da Biblioteca e apresentações de poesia e peças de teatro também fazem parte da programação do evento. A primeira edição da LER, realizada em novembro de 2016, no Píer Mauá, recebeu 84 mil pessoas. Este ano, o público esperado é de 95 mil participantes, ao longo dos 4 dias de atividades.

A programação completa, aqui

Serviço

LER – Salão Carioca do Livro

Data: 17 a 20 de maio de 2018

Local: Biblioteca Parque Estadual Local: Av. Pres. Vargas, 1261 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20071-004

Horário: 10h às 21h

Entrada franca

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page