top of page
  • Sônia Apolinário

2cabeças fará brassagem coletiva aberta ao público, na rua

Conhecida pelo seu gosto por experimentar receitas usando os mais variados ingredientes e parceiros, a cervejaria carioca 2cabeças vai abrir seus segredos para o público. No próximo sábado, dia 18, a partir das 14h, Bernardo Couto, sócio e cervejeiro da marca, comanda a primeira brassagem coletiva da 2cabeças. O evento é aberto ao público e gratuito. Vai rolar na calçada, na frente do bar da cervejaria, o Estação 2cabeças, em Botafogo.

A receita escolhida para essa primeira experiência foi a Hello my Name is Zé, uma colaborativa entre a 2cabeças e a cervejaria escocesa Brewdog. Trata-se de uma IPA com maracujá, produzida em 2014, em lote único. Serão brassados 25 litros da cerveja, em equipamento caseiro.

A Zé poderá ser degustada dentro de algumas semanas, somente por quem participar da produção. Bernado informa que Hello my Name is Zé não voltará ao portfólio da 2cabeças, que tem entre seus best-sellers a MaracujIPA.

“A Hello my Name is Zé só tem em comum com a MaracujIPA a mesma quantidade de maracujá, usada nas receitas. Na época em que foi feita, a brincadeira foi fazer uma mistura entre a nossa Punk IPA com Jack Hammer (IPA muito lupulada da Brewdog) e a própria MaracujIPA. Era para juntar a lupulagem extrema deles com a fruta nossa. Fora isso, tudo é diferente: teor alcoólico, IBU e cor”, explica Bernardo. “ O público sempre nos cobrou uma nova produção desta cerveja, algo que já explicamos que não acontecerá. Mas, por quer não reeditar ela nas panelas caseiras? É certeza que não vai ficar igual, mas quem sabe não fica até melhor?"

Bernardo informa que a ideia é passar a fazer brassagens abertas periodicamente, sempre resgatando receitas antigas. Porém, há espaço para novas ideias – não fosse a 2cabeças a organizadora do festival anual Repense Cerveja, focado em experimentações e parcerias.

Seja leigo ou iniciado na arte de produzir cerveja, todos são bem-vindos. Os leigos terão a “oportunidade de conhecer e entender como a bebida é feita”. Os iniciados “poderão ajudar e trocar ideias sobre técnicas e receitas”.

Ao lado de Bernardo estará Affonso Nunes, da JacuMaltes, apoiadora do evento. O Estação 2cabeças fica na rua General Polidoro, 168, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page