top of page
  • Sônia Apolinário

Quinta da Boa Vista


A Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, é uma das principais áreas de lazer do Rio de Janeiro. O lugar é cenário da História do Brasil. Foi residência oficial da família real de 1808 até a Proclamação da República, em 1889. D. Pedro II e sua filha, a Princesa Isabel, nasceram ali. O nome da Quinta se deve à bela vista da Baía de Guanabara que se tinha da casa da família imperial, no alto da colina.

Com uma área de 155 mil metros quadrados, preserva os jardins e lago originais criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou. Seu monumental portão foi um presente de casamento do Duque de Northumberland ao jovem casal D. Pedro I e a Imperatriz, D. Leopoldina. É por ele que se tem acesso, atualmente, ao Jardim Zoológico da cidade.

O palácio Real hoje abriga o Museu Nacional (UFRJ). Trata-se da mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Foi Criado por D. João VI, em 1818.

Nos finais de semana, famílias tomam conta do local para fazer piqueniques, andar de pedalinho no lago ou de bicicleta pelas suas alamedas. O Parque abre diariamente das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Fica na Avenida Pedro II, s/n - São Cristóvão Rio de Janeiro.

Destaques
Últimas
bottom of page