• por Patry Dias* - redação ComuniC

Kemetic Yoga: a prática africana cujas posições imitam deuses do antigo Egito

Prática de yoga de base africana, a Kemetic Yoga começa a ser conhecida, no Brasil. Uma de suas principais referências, no país, é Ana Sou, aqui apresentada por Patry Dias, em texto publicado, originalmente, pelo site Negrxs50+



Ana Carolina Oliveira dos Santos é uma baiana da primeira geração de instrutores de Kemetic Yoga certificados no Brasil pela Yoga Skills School of Chicago|USA do Sba Yiser Ra Hot. Foi instrutora| Sbat da Kasa de Maat, principal referência de Kemetic Yoga no Brasil. Teve seu primeiro contato com Yoga em 1994 e durante sua formação em Hatha Yoga (base indiana) descobriu e se apaixonou pela Kemetic Yoga (base africana). Ana pesquisa, pratica e divulga a prática, continuamente, desde então.

Na yoga de base indiana, Ana Sou está em formação em Yin Yang Vinyasa (Edson Ramos) e Hatha Yoga (Arte de Viver). Também tem formação em Yoga Massagem Ayurvédica (Pune – Índia); e terapia de respiração Rebirthing (Renascimento).

“Quero oferecer o que sinto, quero sentir o que ofereço. A Kemetic Yoga é a revolução que começa por dentro” , diz Ana Sou.

Além de gostar de natureza, boa comida, boas viagens e conectar com pessoas de boas energias, Ana Sou é fundadora do Pérolas Sagradas, grupo de leitura e práticas sobre feminino e sexualidade pra mulheres negras.


Ana , o que é a Kemetic Yoga ou Yoga kemética, de onde ela veio e para o que serve ?

AS: Kemet é o nome na região na África que hoje, por conta da destruição cultural decorrente da escravização, conhecemos por Egito. Ali se desenvolveu uma das mais avançadas civilizações em diversas ciências, dentre elas na área da saúde. Pesquisou e desenvolveu tecnologias que até hoje usamos, como cirurgias, próteses e anticoncepcionais. Essa civilização, que era autoridade em saúde, cravou na parede das pirâmides e papiros conhecimentos sobre como estar no mundo mantendo nosso equilíbrio físico, mental e emocional. A esse conhecimento, que é uma filosofia de guiamento de vida, damos o nome de Kemetic Yoga. Além disso, a Kemetic Yoga, também é a prática de posturas que se baseia na filosofia para desenvolvermos maior energia vital, autoconhecimento e habilidades que nos ajudam a manter o equilíbrio na nossa rotina. A Kemetic Yoga é a filosofia de vida e prática de posturas.


Qual a relação do corpo, da inteligência emocional e o equilíbrio?

AS: A ciência nos separou em corpos físico, mental e emocional para nos

estudar melhor, mas precisamos lembrar que está tudo conectado. Mexeu em um, mexeu em todos. E é por isso que quando estamos tristes no corpo emocional, pode acontecer do nosso corpo físico chorar. Ou quando o corpo mental está preocupado, o corpo físico ter insônia. Podemos usar isso ao nosso favor se entendermos que, através de práticas específicas do corpo físico, podemos direcionar nossas emoções e com isso diminuir a ansiedade, o medo e o estresse. Se nossa mente está muito acelerada e isso nos traz ansiedade, podemos diminuir o ritmo da respiração e isso nos equilibrará! Isso sem uso de remédios ou outra substância externa. É uma verdadeira revolução que começa por dentro.


Os negros mediante ao impacto diário do racismo, devem se preocupar com o corpo?

AS: Em Sakhu, psicologia africana, já existem estudos que comprovam os efeitos psicológicos negativos do racismo. A Dra. Joy Degury tem um trabalho específico sobre a síndrome pós-traumática da escravidão e os efeitos que ecoam até hoje. Racismo causa danos psicoemocionais em curto, médio e longo prazo. Se entendemos que corpo, mente e emoções estão interligados e que o que acontece em um, afeta o outro, podemos usar práticas do corpo para equilibrar a mente. A Kemetic Yoga traz ferramentas que permitem que sequências de posturas rimadas com a respiração, tragam maior equilíbrio a nossas emoções e restauração de impressões negativas vindas do racismo em nível celular. E, depois de aprendidas, é possível fazer de forma autônoma, por isso que considero que a Kemetic Yoga é uma questão de saúde pública, para o povo em diáspora no Brasil e no mundo.


Como tem sido o seu ensinamento e o seu trabalho na divulgação da Kemetic Yoga aqui no Brasil?

AS: Eu venho dando aulas, palestras e workshops. No ano de 2020, mais de nove mil pessoas passaram a seguir meu perfil do Instagram. Aceitei mais de 30 convites para lives. Fiz campanha junto à Cantão. Em breve, terei estreia, com produção da Preta Portê filmes, em parceria com Canal Brasil, numa direção de Day Rodrigues. E hoje atuo no Abayomi- juristas negras.


Como é a prática, a filosofia da Kemetic Yoga e a aula em si?

AS: Resgatada das pirâmides do Kemet (Egito) pelos mestres pesquisadores Yirser Ra Hotep e Hasar Hapi, a Kemetic Yoga é uma filosofia e uma prática. Enquanto filosofia, é um conjunto de conhecimentos ancestrais de base africana para guiamento sobre como viver nossa rotina em estado de Ma´at: energia da natureza que conduz ao equilíbrio, harmonia trazendo mais saúde ao corpo, mente, emoções e espírito diante dos desafios da vida. A partir desta filosofia, a Kemetic Yoga também é a prática de posturas que visam aumentar a circulação de Sekhem, energia vital e trazer maior equilíbrio dos corpos físico, psicoemocional e espiritual. Tem como marcas a respiração em quatro tempos e progressão geométrica dos movimentos. Traz ênfase em levar para a rotina habilidades que se aprende na prática do tapete. Preza pela individualidade, diversidade dos corpos e, durante a prática, busca apresentar potencialidades como forma de superar limitações. A aula incentiva no praticante auto observação para o autocuidado; autonomia no desenvolvimento do seu bem estar e equilíbrio mental, emocional e espiritual. Padrões são violências à nossa individualidade e uma poderosa ferramenta de pacificação em massa, porque aderimos a eles na ilusão de garantir que serão atendidas nossas necessidades básicas de afeto, inclusão e de pertença. A Kemetic Yoga ajuda no retorno à sua verdadeira essência. Que as pessoas abandonem o normal e voltem ao natural.


A Kemetic Yoga e as yogas indianas

A Kemetic Yoga vem da África e não da Índia;

As posições imitam deuses do antigo Egito;

Kemetic Yoga é baseada na filosofia de Maat, que foca no equilíbrio e na harmonia do universo;

A Yoga Kemética é mais lenta que muitos tipos de yoga indiana;

O foco é no relaxamento e na meditação ao invés de atletismo;

Só há um tipo de Kemetic Yoga, enquanto a yoga indiana pode ser dividida na Hatha, Bikram, Vinyasa e outras.



Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário