• Sônia Apolinário

Vila Cervejeira reabre e vira ponto de parada de ônibus elétrico experimental

A Vila Cervejeira vai abrir no próximo sábado, dia 6 de novembro, pela primeira vez, depois de um ano e meio. Quase todos os “vizinhos” estarão a postos, inclusive, um novo “morador”. Neste dia, será possível chegar a bordo de um ônibus elétrico, que fará um tour pelas fábricas e polos cervejeiros de Niterói. É juntar a sede com a vontade de beber.





A vila abre seus portões às 14h. Dos novos “moradores” previstos para iniciarem as atividades por lá, um deles estará a postos: a cervejaria Fractal. A Matisse estará firme e forte, mas vai receber o público em instalações provisórias, porque a obra de construção do novo bar ainda não terminou. De qualquer maneira, já será possível degustar, além dos rótulos da marca, drinques que serão servidos no futuro espaço, que se chamará Les Fauves.



Na Dead Dog, a situação é semelhante, quando o assunto é fim de obra. A cervejaria se estrutura para passar de taproom a brewpub. Os equipamentos já chegaram, mas as instalações elétricas ainda não foram concluídas e o Mapa também ainda não saiu. Assim, os atuais seis taps estarão abastecidos com cervejas da marca, produzidas sob forma cigana, na Ograner, de Itatiaia, região serrana do Rio de Janeiro. Nas torneiras as clássicas Massacre, IPA e Coffee IPA.


O futuro brewpub terá capacidade de brassagem de 250 litros. O cervejeiro Sandro Gomes ainda não definiu com qual estilo vai inaugurar os novos equipamentos:


“Tenho que fazer uma brassagem teste. Geralmente, o pessoal faz teste com Pilsen, mas já vou testar com água, o que é a mesma coisa. Então estou pensando em um estilo mais leve do que minha IPA atual e que não seja vergonhoso como uma Pilsen”, diz ele com a irreverência que lhe é peculiar.


Ônibus elétrico


No horário da abertura dos portões da Vila, está previsto para chegar ao local um ônibus elétrico. O veículo está sendo testado pela prefeitura de Niterói em algumas linhas municipais. No sábado, excepcionalmente, haverá dois horários exclusivos em que irão percorrer o circuito cervejeiro da cidade.


Com saída do Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro, o ônibus vai passar pelas cervejarias Malteca (Jurujuba), Masterpiece (Cafubá), Noi (Itaipu), Máfia (Itaipu) e Habeas Copos (São Francisco) antes de chegar na Vila Cervejeira e encerrar o percurso no Biergarten Jardim Icaraí. O trajeto todo terá quatro horas de duração, com paradas de 20 minutos, em cada “ponto”.


O passeio no ônibus é grátis, mas é preciso se inscrever. Ainda restam vagas para a saída das 11h; o segundo horário, às 15h, já está esgotado.


Se inscreva no tour cervejeiro, no site do Niterói Experience. Uso obrigatório de máscara e apresentação do comprovante de vacinação contra Covid19.


No alto, foto da Vila Cervejeira em dia de evento, antes da pandemia.

A vila fica na rua Heitor Carrilho 250, no Centro de Niterói.



Destaques
Últimas