• Sônia Apolinário

Versão online do Rio Refugia reúne gastronomia, artesanato, palestras e música

Até o próximo sábado, 26 de junho, acontece o Rio Refugia em Casa. Trata-se da versão online de um evento já tradicional na cidade que reúne gastronomia, artesanato e moda produzidos por empreendedores refugiados. No Brasil, as nacionalidades com o maior número de pessoas refugiadas oficialmente reconhecidas são venezuelana, seguida dos sírios e congoleses.

Além dos produtos oferecidos pelos participantes desta edição do evento, será possível acompanhar um webinário e um espetáculo musical. O primeiro será realizado na quinta-feira, dia 24, às 18h e terá como tema a empregabilidade de pessoas em situação de refúgio. Já a música toma conta do último dia do evento com a exibição de um show gravado com a banda de ritmos africanos Coral do Rei, formada por refugiados e migrantes.

Refugiados são pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

Dados da Agência da ONU para Refugiados informam:


* Estima-se em 26,4 milhões de pessoas o total de refugiados, em todo o mundo.


* 86,% das pessoas são acolhidas por países em desenvolvimento. A Turquia fica com a primeira colocação, tendo recebido 3,7 milhões de pessoas.


* Dentre os países desenvolvidos, a Alemanha é o que mais acolhe: até o momento, recebeu oficialmente 1,2 milhões de refugiados.

De acordo com informações do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Brasil reconheceu, apenas em 2019, um total de 21.515 refugiados de diversas nacionalidades. Com isso, o país atingiu a marca de 31.966 pessoas reconhecidas como refugiadas pelo Estado brasileiro.


A nacionalidade com maior número de pessoas refugiadas reconhecidas, no país, entre 2011 e 2019, é a venezuelana, seguida dos sírios e congoleses.


Conheça os empreendedores que fazem parte da edição Rio Refugia em Casa, aqui


Acompanhe o webinar, aqui


Acompanhe o show, aqui


Destaques
Últimas